28 outubro 2011

Programa do setor lácteo de Três de Maio é tema de seminário de pós-graduação da UNISC

Foto: Pato Roberto
À convite da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Valdir Ortiz, foi solicitado para ministrar uma palestra aos alunos de pós-graduação em Gestão Municipal, da Universidade de Santa Crus do Sul (UNISC).
A pós-graduação é realizada com 'Ênfase em Captação de Recursos e Elaboração de Projetos', em parceria com a FAMURS, e ao final de cada módulo, é realizado um seminário abordando alguma temática sobre a agricultura.
Neste mês, se encerrou o primeiro módulo do curso, e o 'Programa de Qualidade e Produtividade do Setor Lácteo 2010/2020', desenvolvido em Três de Maio, foi o tema escolhido para a realização do seminário.
Conforme Ortiz, assim que o convite foi realizado, o prefeito municipal, Olívio José Casali, que é um dos principais incentivadores do programa lácteo de Três de Maio, determinou que o secretário comparecesse à capital para explanar o assunto.
A palestra ocorreu na sede da FAMURS, dia 21 de outubro, e abordou o programa, que faz referência sobre o desenvolvimento econômico e social do setor lácteo do município e região, onde se destacam dois projetos: o Balde Cheio e o Pró-lácteo.
No Balde Cheio, Três de Maio foi o primeiro município do Estado a conveniar com a Embrapa, que é a  precursora do projeto. Em setembro, o engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa, Artur Chinelato Camargo, idealizador do Balde Cheio, esteve no município realizando uma auditoria na Unidade Demonstrativa na propriedade de Valdir e Neide Zimpel. Chinelato se disse satisfeito com a avaliação realizada e que os resultados obtidos foram muito positivos, compreendendo um aumento na produção de 65 litros de leite diários, para 230 litros de leite diários, em apenas um ano e meio.
Já o projeto Pró-lácteo compreende o ensaibramento de estradas vicinais, bem como o acesso das propriedades, sala de ordenha e pátio dos produtores. Esta atividade não tem custo para os produtores, e é realizada através de recursos estaduais em parceria com o município.
De acordo com Ortiz, após 1h45min de suas explanações no seminário, a coordenadora do curso de pós-graduação e os alunos, comentaram que a atividade superou as expectativas. “Se o prefeito Casali não tivesse dado todo o suporte à nossa secretaria desde quando assumimos, em 2009, não teríamos a possibilidade de dar esta palestra de planejamento demonstrativo, explanando minuciosamente as atividades e resultados do setor lácteo no município de Três de Maio”, destaca.
Para o prefeito Casali, uma das principais bandeiras da administração é priorizar o setor primário e dar enfoque para a pecuária leiteira, oportunizando melhores condições de vida ao produtor, e possibilitar sua permanência no campo.