31 outubro 2011

São Luiz Gonzaga deve colher 82 mil toneladas de trigo

Brunna Colossi, RBS TV
O município de São Luiz Gonzaga foi o maior produtor de trigo do Estado em 2010. Neste ano, a expectativa é de que a produtividade seja maior ainda.
Na região das Missões, 50% das lavouras de trigo já foram colhidas. O rendimento médio é de 50 sacas/ha. Em 2010, São Luiz Gonzaga produziu 62.100 toneladas do grão, equivalente a 1,01% da produção total do país.
Neste ano, o esperado é ultrapassar 82 mil toneladas de trigo.
- Essa é nossa expectativa já que houve um aumento de área na região de São Luiz Gonzaga e Missões. Houve também um aumento de produtividade, nós estamos conseguindo produtividades excepcionais, que em muitos casos vão fechar acima de três mil quilos na média da região. A produtividade vai chegar até a 80 sacas/ha em algumas lavouras. – engenheiro agrônomo Paulo Pires.
A dificuldade do produtor esbarra no valor do produto. O preço mínimo pago pelo trigo pão desde 2010 é de R$ 28,63/saca. No mercado interno é ainda menor: R$ 24,00.
Produtores como Alcindo Borré que plantou 500 hectares do grão esperam a intervenção do governo na comercialização.
- Esse é um fator que a gente até se preocupa um pouco. Mas se o governo comprar de nós ao preço mínimo, ainda vamos ter um lucrozinho em cima da lavoura do trigo – afirma o agricultor.
O mesmo que acontece com o preço do trigo pago ao produtor se reflete no supermercado. Há dois anos o preço do pão continua praticamente o mesmo. No entanto, alguns consumidores acreditam que o valor poderia ser menor.
- O agricultor recebe menos o preço mínimo e quem vai consumir o pão, paga mais. Onde está o intermediário, não sei dizer – comenta a consumidora Helena Peixoto.