03 outubro 2011

Três de Maio é o primeiro município do Estado a adotar metodologia da EMBRAPA

O motivo da visita foi a realização de uma auditoria do 
projeto Balde Cheio
Foto: Pato Roberto
Na última quarta-feira, dia 28, Três de Maio recebeu a visita de Artur Chinelato Camargo, técnico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). O motivo da visita foi a realização de uma auditoria do projeto Balde Cheio, na Unidade Demonstrativa na propriedade de Valdir e Neide Zimpel.
Estiveram presentes neste ato, o prefeito municipal, Olívio José Casali; o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Valdir Ortiz; o diretor de Marketing, Pato Roberto; representantes da FUNCAP, COTRIMAIO, BRF Brasil Foods, Banco do Brasil, EMATER, e produtores rurais.
Artur Chinelato é o idealizador do projeto Balde Cheio, e Três de Maio foi o primeiro município do Rio Grande do Sul a adotar a metodologia de trabalho da EMBRAPA. Artur veio acompanhado por Marcelo de Resende, diretor-presidente da Cooperideal, empresa que presta apoio técnico para o município.
O projeto Balde Cheio atende uma Unidade Demonstrativa e 89 Unidades Assistidas, com um quadro técnico que compreende um médico veterinário e três técnicos agrícolas.
De acordo com o médico veterinário Pablo Jones Salazar, corresponsável pelo projeto no município, a propriedade da família Zimpel tinha uma produção de 7,2 litros vaca/dia, com 65 litros de leite diários, e atualmente a propriedade produz 230 litros de leite diários, com até 21 litros vaca/dia, maior produção registrada na propriedade. “O aumento da renda proporciona o aumento da confiança e da autoestima dos produtores, que estão buscando diariamente uma superação das litragens”, informa.
Conforme o secretário Ortiz, o município está priorizando o setor primário e dando enfoque na pecuária leiteira, concentrando o corpo técnico na Secretária, bem disponibilizando maquinário para atender a demanda dos projetos em andamento. “Todas nossas ações são para dar subsídios aos produtores, para que estes possam realizar suas atividades e aumentar a renda da família”, destaca.
Para o prefeito Casali, um dos principais objetivos que o município busca, por meio do Programa de Produtividade e Qualidade do Setor Lácteo 2010/2020, é oportunizar melhores condições de vida ao produtor, para que este possa permanecer no campo com tranquilidade.