23 novembro 2011

A Horticultura estará em exposição na SETREM

Quatro estações de conhecimento serão apresentadas 
no Setor de Horticultura do Campus SETREM
Na sexta-feira (25), serão apresentadas soluções para o cultivo de morangos e hortaliças
Palestras e o desenvolvimento de estações de conhecimento farão parte do Dia de Horticultura, nesta sexta-feira (25). O evento, promovido pela SETREM, Cotrimaio, Sicredi e EMATER, terá inicio às 13h30min, no Auditório do Campus da instituição de ensino.
“O Dia de Horticultura engloba o plantio de flores, frutas, hortaliças e silvicultura. Com isso nós conseguimos fazer um trabalho mais abrangente e completo”, detalha o coordenador do curso Técnico em Agropecuária da SETREM e Ms. Eng. Agrônomo, Claudinei Schmidt.
Às 14h terá inicio a primeira palestra, ‘Manejo e produção de pequenas frutas: amora e morango’, com o Dr. Eng. Agrônomo Luis Eduardo Antunes (Embrapa). E, às 15h, o Ms. Eng. Agrônomo Michel Aldrighi Gonçalves (Embrapa) abordará sobre ‘Manejo e produção de pêssego’.
Quatro estações de conhecimento serão apresentadas no Setor de Horticultura do Campus SETREM, a partir das 16h. Exposta pelo Eng. Agrônomo Marciano Oliveira Pires (BIOAGRO), a estação 1 tem como tema ‘Comportamento e adaptação de cultivares de morango no cultivo a campo’ e está sendo preparada desde os meses de maio e junho.
A estação 2, ‘Uso de telas de sombreamento na produção de hortaliças’, será demonstrada pela Mstda. em Agronomia Ana Paula Cecatto (UPF). O professor Claudinei Schmidt aponta a importância deste tema: “com a chegada do verão, aproxima-se o período crítico para as hortaliças que não produzem bem devido ao excesso de calor. Assim, o uso de telas é uma garantia de proteção para a cultura”.
Na estação 3, a Drª. Eng. Agrônoma Cinei Teresinha Riffel (SETREM) explanará sobre ‘Cultivo hidropônico de hortaliças folhosas’. O Ms. Eng. Agrônomo Claudinei Marcio Schmidt (SETREM) que apresentará a estação 4, ‘Fertirrigação: aplicação racional de água e fertilizantes’.
Claudinei Schmidt enfatiza a importância do Dia de Horticultura para que os produtores tirem suas dúvidas e complementem seu conhecimento, já que esta forma de cultivo vem ganhando expressão na região Noroeste. “Praticamente todos os municípios têm horticultores e estão sendo criadas maneiras para que o produtor rural ingresse nesta área. Em Santa Rosa, com o Encontro de Hortigranjeiros, vemos um grande destaque para a produção com a feira que já é tradicional na nossa região”, aponta.