01 dezembro 2011

Audiência Pública define aplicações de recursos na área da saúde

A Audiência Pública foi presidida pelos Poderes Executivo e Legislativo
Na última terça-feira, dia 29 de novembro, as secretarias de Planejamento e de Saúde, realizaram uma Audiência Pública para definir a destinação de recursos de Emenda de Iniciativa Popular para a área da saúde, num valor de R$ 600 mil, oriundos do Orçamento Geral da União (OGU), que contempla municípios com população de até 50 mil habitantes. 
A Audiência Pública foi presidida pelos Poderes Executivo e Legislativo, com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Ivo Novotny; vereador Luiz Fernando Cereser; secretários de Saúde e Planejamento; além de diretores e assessores da municipalidade e comunidade em geral.
Em uso da palavra, o secretário de Saúde, Valdemar Fonseca, destacou algumas atividades desempenhadas pela sua pasta, como as cirurgias eletivas; as academias ao ar livre que estão sendo instaladas no município; o projeto de módulos sanitários da Fundação Nacional da Saúde (FUNASA), num valor de R$ 568 mil, além dos projetos do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
Ivo Novotny salientou que nunca havia participado de uma Audiência Pública com um número tão expressivo de participantes, e ressaltou sua alegria em ver que a comunidade se preocupa com a saúde.
Em seguida, Fonseca apresentou as seis ações propostas da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, e como a maioria destas já está contemplada em outros projetos do município, a ação que foi colocada em votação foi a 8581, que compreende o financiamento para implantação, aparelhamento e ampliação da rede de serviços de Atenção Básica de Saúde, que foi eleita por unanimidade. Esta ação também visa contemplar duas comunidades do município, que reivindicavam há tempo por melhorias em suas Unidades Básicas de Saúde.
Conforme o secretário, o próximo passo será encaminhar o resultado da Audiência Pública para a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, até o dia 10 de dezembro, para que seja analisada pela equipe técnica.