Cometa Lovejoy é fotografado no céu do Rio Grande do Sul Crédito: Ricardo Bourscheid / Especial / CP |
A maior cobertura de nuvens sobre o Rio Grande do Sul nos últimos dias prejudicou a observação, mas com o céu claro da última madrugada no Estado foi possível avistar o cometa Lovejoy, maior atração da astronomia neste mês de dezembro. O colaborador da MetSul Meteorologia, Ricardo Bourscheid, fotografou o cometa no interior de Três de Maio, Noroeste gaúcho.
O cometa foi visto pela primeira vez pelo astrônomo amador australiano Terry Lovejoy, no último dia 27 de novembro e teve a descoberta confirmada no dia 2 de dezembro. Tem o nome oficial de C/2011 W3. O australiano fez a descoberta usando uma simples câmera digital Canon EOS acoplada a um telescópio.
Lovejoy chamou atenção dos astrônomos por ser um “cometa suicida”, do tipo Kreutz, ou “sungrazer”. Ocorre que ele sobreviveu à passagem rasante pelo sol no último dia 16 e desde então tem proporcionado um espetáculo no céu para observadores do Hemisfério Sul. Não é o primeiro cometa a chamar atenção nos últimos anos. Em 2007, McNaught chegou a ser visto a olho nu do Centro de Porto Alegre e proporcionou um espetáculo no céu do Rio Grande do Sul.
Uma das mais belas imagens feitas nesta mês do Lovejoy veio da América do Sul. Fotos tiradas do Observatório Europeu do Sul (Eso), no Chile, mostram a enorme cauda no céu. Já a agência espacial americana Nasa divulgou foto tirada da órbita da Terra pelo comandante da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), Dan Burbank. O astronauta descreveu o cometa como "a coisa mais incrível que já viu no espaço."