Foram apresentados e avaliados os desafios do turismo para o Rio Grande do Sul |
São José do Inhacorá esteve representada pela sua secretaria municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, na 1ª Conferência Estadual do Turismo, juntamente a comitiva da Rota do Rio Uruguai, microrregião a qual pertence. A conferência terminou na manhã de quinta-feira (15), em Porto Alegre, com a validação do documento final que servirá de base para a elaboração do Plano Diretor do Turismo. Ao todo, participaram do evento 645 pessoas - 517 delegados com direito a voto - de 102 municípios gaúchos.
Foram apresentados e avaliados os desafios do turismo para o Rio Grande do Sul, que remetem à implantação do sistema de gestão do turismo no Estado, a preparação para captar e realizar eventos de todos os portes, o aumento da competitividade das microrregiões, posicionar o produto turístico do RS no mercado nacional e internacional, com a necessidade da criação de uma marca para esse posicionamento de mercado, e fomentar o empreendedorismo, a inovação e a qualificação na iniciativa privada, enfatizando a necessidade de cadastramento, fiscalização e certificação dos empreendimentos.
A secretária de Estado do Turismo, Abgail Pereira, destacou a importância da realização da 1ª Conferência Estadual do Turismo. "Esse evento nos deu a oportunidade de validar o que estamos pensando para o setor no Rio Grande do Sul. Saímos daqui com a missão de articular essa transição para um novo turismo", diz.
Segundo Abgail, o resultado satisfatório do trabalho é fruto de um esforço conjunto da Setur, trade e municípios. "Quando assumi a Secretaria, eu dizia que não queria inventar a roda, mas fazê-la girar para a frente com a ajuda de todos. E vocês responderam ao meu convite, pois todos desejamos um turismo forte e respeitado. Ao atenderem a este chamamento, todos mostraram uma decisão de fortalecer o turismo e a Setur", avalia.
Ao final do evento, Abgail reafirmou o compromisso do Governo de promover o Rio Grande do Sul para o Brasil e para o mundo. "Estamos trabalhando com entusiasmo e decisão para fazer esse movimento pelo turismo, com o respaldo do governador Tarso Genro. Se o ponto de chegada também é o de partida, o processo que a Conferência validou não se encerra aqui. Ainda temos muito o que percorrer para fazer com que o turismo seja uma oportunidade para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul", concluiu.