Por Deise Froelich |
A vaca Gema Estância Bagagem Action-MB86, nascida e criada pela Cabanha Gema e Cabanha Cappellari, em Santa Rosa, tem se destacado em concursos leiteiros e morfológicos por todo o Brasil.
Vendida com dois anos, por R$ 23mil, para a Cabanha da Maya, de Zuleika Torrealba, de Bagé, a conquista mais recente foi neste mês, em São Paulo, quando o animal foi campeão do torneio leiteiro da exposição nacional, FEILEITE, da raça Jersey na categoria animais até 36 meses de idade.
Ela saiu de Santa Rosa dia 24 de outubro e chegou em São Paulo dia 27. Foi junto toda a alimentação, ração, silagem e até sua tratadora, a estagiária de veterinária da Unicruz, Greice Vogel. Sua produção em São Paulo foi de 78,165kg de leite em 6 ordenhas com intervalos de 8 horas.
Quando ainda era de propriedade da Parceria Cabanha GEMA e Cabanha Cappelari, de Santa Rosa, em outubro deste ano, estabeleceu recorde nacional para a categoria vaca jovem da raça Jersey, com a marca de 45kg de leite produzidos em três ordenhas, no período de 24 horas. O prêmio foi conquistado na FENILACT, em Ijuí. Estância, que é uma filha de Forest Glen Avery ACTION, da Select Sires, também se destacou no concurso morfológico da raça, na mesma Feira, sendo campeã vaca 2 anos júnior.
Gema Estância Bagagem Action-MB86 foi criada em uma propriedade de 12 hectares, em Guia Lopes, interior de Santa Rosa, em um plantel Jersey de 25 vacas em lactação, produzindo 650 litros diários. Os criadores eram os proprietários da Cabanha GEMA e Cabanha CAPPELLARI, Ângela de Faria Maraschin, Marcos Souza de Freitas e Sérgio Cappellari.