20 janeiro 2012

Classmann cobra ações mais eficazes em prol dos municípios atingidos pela seca

Classmann sugere milho a  preço acessível aos produtores
A adoção de políticas públicas preventivas que possibilitem atacar a problemática enfrentada pelos municípios gaúchos em razão da estiagem que assola o Estado foi cobrada, nesta sexta-feira (20), pelo líder da bancada do PTB na Assembleia Legislativa, deputado Aloísio Classmann. A manifestação foi feita em reunião no Plenarinho da Assembleia Legislativa, com a presença de representantes de entidades e órgãos estaduais e federais, para discussão de soluções imediatas e de médio e longo prazos ao enfrentamento dos prejuízos causados pelas recorrentes estiagens no Rio Grande do Sul.
“Estou na quinta legislatura e a questão da seca vem trazendo preocupações ao longo de nove anos, sem que os governos consigam fazer o dever de casa. As ações anunciadas até agora, mesmo sendo importantes e necessárias, não vão resolver os problemas dos nossos produtores rurais e tampouco restituir os seus prejuízos”, frisou o parlamentar.
Classmann sugeriu ao superintendente regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Glauto Lisboa Melo Júnior, que o órgão disponibilize aos produtores milho com preço acessível, sob pena de a suinocultura e a pecuária leiteira, que usam esta cultura como ração animal, entrarem em crise. Com relação aos altos custos despendidos com irrigação, o deputado trabalhista destacou a necessidade da criação de linhas de financiamento com juros subsidiados e isenção de ICMS para a compra de equipamentos. “Está na hora de sair da teoria para a prática, possibilitando aos agricultores a redução dos impactos econômicos e sociais causados pela estiagem”, afirmou.