19 janeiro 2012

Comunidade aprova o Sistema de Acolhimento por Classificação de Risco do Pronto Socorro

O objetivo é proporcionar um atendimento com mais 
qualidade priorizando os pacientes mais graves
Todas as pessoas que buscam atendimento no Pronto Socorro do Hospital Vida & Saúde, e que não são casos de emergência, passam pelo Acolhimento por Classificação de Risco. O sistema foi implantado com base no protocolo do Ministério da Saúde, sendo também uma das diretrizes do Programa Nacional de Humanização
Antes desse formato, no Hospital Vida & Saúde, as pessoas eram atendidas por ordem de chegada, não tendo cuidado com a individualidade de cada um. Desde novembro de 2010, os pacientes que estão em estado grave, trazidos pelo SAMU, ou Bombeiros são atendidos logo que chegam, e os demais, passam pelo Acolhimento por Classificação de Risco. O serviço é prestado por uma equipe qualificada para esse tipo de atendimento. Durante o Acolhimento é realizada a consulta de enfermagem, em que o paciente é avaliado e classificado de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, somente depois é encaminhado para o médico. O objetivo é proporcionar um atendimento com mais qualidade priorizando os pacientes mais graves, “Queremos oferecer um atendimento mais seguro à população e aproximar os vínculos da comunidade com os profissionais da saúde”, destaca a Gerente de Enfermagem, Jacinta Spies. A equipe de Acolhimento do Hospital Vida & Saúde conta com 5 enfermeiros(Jeniffer, Juliana, Simoni, Élvio e Rosa, sendo 4 deles com Pós Graduação.
Após a avaliação no Acolhimento, o paciente é classificado(cor) para receber atendimento médico, de acordo com o risco: Vermelho, emergência com risco de morte é atendido de imediato; Amarelo, emergência, é atendido em até 10 minutos; Verde, caso clinico, é atendido de 1 a 2 horas e Azul que é o caso de baixa complexidade, pode aguardar até no máximo 6 horas, dependendo do fluxo de pacientes no PS. Hoje, cerca de 80% dos casos atendidos no Pronto Socorro(urgência/emergência) são clínicos, situações que poderiam ter sido resolvidas ambulatóriamente, em Unidades de Saúde, ou em consultórios médicos, segundo a Coordenadora do Acolhimento, enfermeira Rosa Maria Zorzan de Paula. O Pronto Socorro realiza cerca 3.800 atendimentos por mês.
Os Hospitais referências no Estado também realizam o Acolhimento. O Vida & Saúde foi um dos pioneiros na região e também serve de referência para vários Hospitais que já vieram a Santa Rosa conhecer o protocolo utilizado e buscar informações sobre o sistema. Em um ano de trabalho, os resultados são positivos, “As pesquisas que já realizamos com a população foram bem positivas, pois os pacientes sentem-se tranqüilos após o Acolhimento, pois conversam com o enfermeiro e são orientados a respeito de suas dúvidas e angústias. Melhorou e qualificou mais de 80% o nosso atendimento”, destaca a Coordenadora Rosa Maria Zorzan de Paula. A equipe de enfermeiros ainda realiza grupos de estudos semanalmente sobre a saúde para qualificar ainda mais os atendimentos realizados.