09 janeiro 2012

Granizo destelha casas em Santa Rosa e estraga lavouras em T. de Maio

O temporal de granizo atingiu Quaraim, em Três de Maio
Foto: Ane Elise Calegaro
Levantamento oficial da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros aponta que 217 casas foram destelhadas parcialmente pela chuva de granizo ontem em Santa Rosa. Conforme o prefeito Orlando Desconsi, em entrevista a Rádio Colonial, as equipes que estão auxiliando as famílias atingidas continuam contabilizando os estragos e o número de residências danificadas pode aumentar nas próximas horas. 
O temporal iniciou por volta das 18h30 e durou cerca de 10 minutos. Para cobrir as casas, foram distribuídas sete mil metros de lonas pretas. Na área urbana, o principal bairro afetado é o Cruzeiro, o maior da cidade. Também foram afetadas pela chuva as vilas Bomba, Nossa Senha Aparecida, Esperoni e Júlio de Oliveira.
Na zona rural, foram danificadas quatro residências na localidade de Rincão do Gollin. 
Está sendo realizada uma campanha para doação de telhas de brazilit de seis centímetros para socorrer os moradores que foram prejudicados.
Aqui em Três de Maio, o granizo provocou estragos em várias pontos do interior do município. A localidade de Auxiliadora, distrito de Quaraim, foi a mais atingida. Na propriedade de Nilce Stopeira o temporal destelhou o galpão. Já o produtor Nilo Dietrich contou que o gelo destruiu praticamente toda a produção de hortigrangeiros.
Também fpoi atingida a área experimental da Agromen Tecnologia, na localidade de Lajeado Lambedor-Três de Maio, danificando as plantações de milhos que seriam apresentadas em dia de campo esta semana, fazendo cancelar o evento.