26 janeiro 2012

Qualificação para os profissionais do Hospital V & S

Qualificação para os profissionais do Hospital V & S
O Hospital Vida & Saúde, além de investir em melhorias nas áreas física e tecnológica, investe também na atualização e na qualificação dos profissionais. Durante todo o ano são disponibilizados cursos e seminários. Nesse primeiro mês do ano foi dada oportunidade ao Enfº Sávio Erni Schulz, que atua no SAMU, para apresentar seu Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), de Bacharelado em Enfermagem(SETREM). Sua pesquisa foi sobre o tema: Ocorrência de Eventos Adversos e Iatrogenias em Unidade de Terapia Intensiva, pesquisa orientada pela Enfª e Profª Jacinta Spies.
O erro na área da saúde, também é conhecido como Evento Adverso e a Iatrogenia é a conseqüência desse erro. “Precisamos mudar nossa visão de buscar, em primeira instância, o culpado, quando o erro acontece. Hoje, nós temos que trabalhar o erro na totalidade, atuando fortemente na prevenção através da revisão e do aprimoramento contínuo dos processos de trabalho. Não podemos destruir a caixa preta do avião”, destacou Sávio Schulz. Para evitar ou reduzir estes erros, algumas medidas podem e necessitam ser implementadas.
Foi esta temática que Sávio abordou nos dois encontros de Educação Continuada realizado no Hospital Vida & Saúde, em especial. Na ocasião, ele destacou que pequenas ações realizadas no dia a dia do profissional da saúde como lavar as mãos, a dupla checagem das medicações, a identificação correta do paciente e a comunicação interna podem evitar os Eventos Adversos e as Iatrogenias. O objetivo da realização desta pesquisa e da apresentação dos resultados aos colegas foi ajudar na melhoria dos processos de trabalhos, buscando a excelência no atendimento, bem como, promover o conhecimento sobre o assunto.
Mais de 70 profissionais, de diferentes áreas, participaram da atividade que também contou com uma apresentação da Gerente de Enfermagem, Enfª Jacinta Spies, que socializou tópicos abordados no 3º Simpósio de Gestão em Enfermagem, o qual tinha como tema central "Gerenciamento de Riscos e Segurança ao Paciente. Para ela é uma temática de relevância no mundo todo, exigindo cada vez mais a atenção dos gestores e das lideranças dos estabelecimentos de saúde, no sentido de oferecer à população uma assistência segura, livre de riscos. Segundo Jacinta Spies, “O cliente vem procurar no hospital a cura para os seus males e não pode sofrer danos, decorrentes de descuidos ou  despreparo de profissionais durante o atendimento que recebe. A principal ferramenta para prevenir e evitar os erros no ambiente hospitalar é investir fortemente em capacitação dos profissionais”. E é pensando na excelência do atendimento que o Hospital Vida & Saúde investe fortemente na qualificação de seus profissionais.