09 janeiro 2012

Santa Rosa decreta situação de emergência após queda de granizo

Granizo danificou telhados de 258 residências 
Crédito: André Garcia / Especial / CP
O município de Santa Rosa, no Noroeste do Estado, decretou situação de emergência na tarde desta segunda-feira devido à queda de granizo na tarde desse domingo que danificou telhados de 258 residências no bairro Cruzeiro e no interior do município. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil devem divulgar nesta terça o valor do prejuízo, que envolve também perdas nas lavouras de soja.
O temporal começou por volta das 18h30min desse domingo. A chuva de 32 milímetros veio acompanhada de 20 minutos de queda de granizo e rajadas de vento de 37 km/h. O bairro Cruzeiro foi o mais atingido, com falta de energia das 19h à 0h. Foram atingidas também as vilas Valdemar Pisoni, Júlio de Oliveira, Nossa Senhora Aparecida, Bomba, Nova Esperança e Speroni.
Seis comunidades do interior também foram atingidas: Lajeado Assombrado, Rincão dos Rolim, Lajeado Paulino, Bela União, Lajeado Reginaldo e Barra do Reginaldo. A Emater deve divulgar amanhã o levantamento das perdas. 
Além do granizo, o município deve decretar emergência também devido à estiagem. Há perdas na produção leiteira e falta de água para consumo humano e nacional.