13 fevereiro 2012

Explosivos são apreendidos dentro da Penitenciária de Ijuí

Penitenciária Modulada de Ijui 
O diretor da Penitenciária Modulada de Ijuí, Lauro da Silveira, confirmou que três presos diretamente responsáveis pelo material explosivo apreendido no início da noite de ontem, 11, numa das celas da casa prisional vão ser transferidos para outras cadeias.
Silveira comentou que a remoção acontece para que esses detentos não se configurem como liderança ruim dentro da Penitenciária. Também ressaltou que o trio já era indisciplinado há algum tempo.
Os três precisam cumprir penas que variam de 17 a 60 anos de prisão por diversos delitos, como homicídio e roubo. Eles são naturais de Santa Maria, Passo Fundo e Erechim.
Agentes penitenciários e policiais militares fizeram pente fino numa das galerias da Modulada após informação de familiares de outros apenados de que havia explosivo dentro de celas.
Na vistoria foi apreendida uma espécie de banana de dinamite com fios para utilizar em explosão. Também ocorreu apreensão de 12 telefones celulares, carregadores, além de 25 facas artesanais.
Lauro da Silveira explicou que o material explosivo possivelmente foi arremessado da parte externa da Penitenciária na última sexta-feira à tarde, 10, quando policiais militares perceberam o instante em que outra banana de dinamite foi jogada num saco plástico e caiu no telhado do módulo onde ontem foi realizada a vistoria.
O diretor da Modulada de Ijuí enfatizou que foi a primeira vez que esse tipo de produto foi encontrado na casa prisional. Informações técnicas indicam que as duas dinamites encontradas tinham possibilidade até de estourar muros da Penitenciária, por isso a desconfiança que poderia ocorrer até tentativa de fuga em massa da Modulada.