15 fevereiro 2012

Projeto Emancipar já conta com 18 moradias habitadas

De acordo com o responsável pela execução do projeto, Thiago da Rosa,
30 das 50 unidades habitacionais estão em execução e 18 já estão sendo 
habitadas / Foto: Pato Roberto
Iniciado em 2009, o Projeto Emancipar, projeto estruturante do governo do Estado, que tem como objetivo emancipar cidadãos e estruturar famílias em vulnerabilidade social, já possuí 18 famílias residindo nas unidades habitacionais.
Conforme o diretor da Assistência Social, Cristiano Massuda Grenzel, o projeto busca tirar famílias da situação de vulnerabilidade social e promover sua inclusão na sociedade. “Cada município tinha de escolher os bairros em maior vulnerabilidade para serem contemplados com o projeto, e, em Três de Maio, os bairros escolhidos foram: Cobrinha, Horta e Lixinho”, destaca.
Segundo a assistente social, Arlete Dalpisol, no levantamento realizado pela Secretaria de Trabalho, Cidadania e Assistência Social, foram catalogadas 102 famílias, que seriam beneficiadas no projeto, sendo que destas, 50 famílias iriam receber unidades habitacionais. “Em reunião com a comunidade, os próprios moradores decidiram chamar o bairro de Esperança, e também foi a população que escolheu quais as melhorias que gostaria que fossem realizadas no bairro, incluindo a regularização fundiária, melhorias na infraestrutura e cursos profissionalizantes”, informa.
De acordo com o responsável pela execução do projeto, Thiago da Rosa, 30 das 50 unidades habitacionais estão em execução e 18 já estão sendo habitadas. “O custo das unidades habitacionais será de R$ 850 mil, mais R$ 352 mil de infraestrutura, com recursos do Estado e contrapartida do município, com prazo de conclusão previsto para maio”, ressalta.
Para o prefeito municipal, Olívio José Casali, este projeto é muito significativo para Três de Maio, pois irá possibilitar condições dignas de moradia para a população em vulnerabilidade social.