O novo aparelho faz parte da reestruturação tecnológica do HSVP |
Já está à disposição da comunidade, desde o início do ano, um novo e moderno aparelho para tratamentos oftalmológicos a laser. A aquisição do Fotocoagulador a Laser da marca americana Iridex, faz parte da reestruturação tecnológica que o Hospital São Vicente de Paulo vem promovendo em diversos setores da instituição, optando sempre por equipamentos de última geração e com alta durabilidade, devido principalmente ao grande número de atendimentos. Locado junto ao Centro de Especialidades o novo aparelho vem para qualificar especialmente o tratamento e a prevenção da Retinopatia Diabética, doença que hoje é uma das principais causadoras de cegueira legal junto à população economicamente ativa.
Conforme Dr. Alan Diego Negretto, retinólogo que irá operacionalizar o novo equipamento do Hospital, “o Fotocoagulador irá auxiliar principalmente os pacientes que possuem quadros graves de Retinopatia Diabética, evitando principalmente que estes desenvolvam um deslocamento de retina, por exemplo, tratado apenas através de procedimento cirúrgico com prognóstico visual muitas vezes reservado. Com o novo equipamento deverão ser tratados cerca de 50 pacientes mensais com problemas relacionados a esta doença e mais 8 procedimentos de cirurgias vítreo-retinianas sendo a maioria de atendimentos do SUS, além dos particulares e conveniados.
Para os pacientes portadores da Retinopatia Diabética Proliferativa, que tem prognóstico visual mais reservado, o tratamento dar-se-á com cerca de 5 sessões de laser, destaca Dr. Alan, que aproveita para esclarecer que o tratamento a laser é relativamente rápido, normalmente indolor, e que ao contrário do que muitos pensam, não diminui a visão das pessoas.
É importante salientar que a Associação Americana de Diabetes recomenda que pacientes diabéticos Tipo 1 (idade <30 anos), efetuem seu primeiro exame de fundo de olho até 5 anos do início da doença, já os portadores de diabetes Tipo2 (idade >30 anos) devem efetuar o exame durante o diagnóstico da doença. De acordo com Negretto, o paciente diabético poderá ter como primeiro sintoma visual, desde um simples embaçamento da visão para longe, até uma perda súbita da visão, devido a hemorragias que ocorrem dentro dos olhos. Portanto, como maneira de prevenir a retinopatia diabética é importante as visitas periódicas ao oftalmologista para realização do exame de fundo de olho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário