20 março 2012

Mais de 50 pessoas participam do grupo Vigilantes da Saúde

As participantes levaram o questionário para casa e irão 
entregá-lo no próximo encontro do grupo
Foto: Ramone Pacheco
Na última quinta-feira, dia 15, a Secretaria de Saúde iniciou as atividades do grupo Vigilantes da Saúde, que tem a finalidade de auxiliar os munícipes a reduzir sua massa corporal e criar hábitos de vida saudáveis.
O grupo, formado por 55 mulheres, é coordenado pelas nutricionistas Nelci Sparrenberger e Jacira Taborda, e além de informações sobre como manter uma dieta equilibrada e desenvolver hábitos de vida saudáveis, serão realizadas atividades físicas e palestras.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade atinge milhões de crianças, adolescentes e adultos, tanto em países desenvolvidos quanto  em desenvolvimento, sendo que alguns dos fatores que podem levar a esta doença são genéticos, psicogênicos, metabólicos e endócrinos, não podendo ser mudados. Já os fatores exógenos, que contribuem com a doença e podem ser mudados, são os que envolvem a alimentação, estresse e inatividade física.
Conforme Jacira, o grupo se encontrará a cada 15 dias, e a cada dois meses, a integrante do grupo que perder mais peso, receberá um prêmio. “Queremos que o grupo se motive a perder peso, através de hábitos de vida saudáveis, que ajudam a impedir patologias associadas à obesidade, como diabetes e hipertensão”, destaca.
A reunião iniciou com uma explanação de como será a metodologia dos encontros, em seguida Nelci leu uma mensagem de motivação, destacando que todas as mulheres que compareceram ao primeiro encontro são vencedoras, e depois as nutricionistas começaram a realizar a medição das participantes, para calcular o Índice de Massa Corporal (IMC) de cada uma.
As mulheres presentes se mostraram entusiasmadas em participar do grupo, e algumas relataram que várias vezes já iniciaram dietas, mas desistiram na metade do caminho, e assim, com atividades em grupo e todas se ajudando, elas se sentem mais motivadas.
Segundo Nelci, o primeiro passo é admitir o problema, para então enfrentá-lo e  buscar uma solução, que só acontece com muita força de vontade. “Para nos auxiliar na montagem de um cardápio saudável, todas as integrantes irão preencher um questionário que descreve detalhadamente os hábitos alimentares de cada uma”, ressalta.
As participantes levaram o questionário para casa e irão entregá-lo no próximo encontro do grupo, que será realizado dia 29, mesmo dia em que se iniciam as atividades do grupo de Vigilantes da Saúde no distrito de Consolata.
Para o prefeito Casali, é de suma importância manter um cuidado com a alimentação e possuir hábitos de vida saudáveis. “As academias ao ar livre no município vem de encontro com a proposta do grupo Vigilantes da Saúde, e irão lhes possibilitar a realização de atividades físicas em aparelhos modernos, eficientes e gratuitos”, pondera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário