07 março 2012

Segunda Festa da Integração Comunitária Homenageia Pioneiros do município

No último domingo, dia 4, em frente à Prefeitura Municipal, 
ocorreu a 2ª Festa da Integração  / Foto: Ramone Pacheco
No último domingo, dia 4, em frente à Prefeitura Municipal, ocorreu a 2ª Festa da Integração Comunitária, em alusão ao aniversário de 57 anos de emancipação político-administrativa de Três de Maio, comemorado no dia 28 de fevereiro.
A atividade contou com a palestra show do psicólogo, filósofo e teólogo, professor Albino Timóteo Biluczyk, homenagem aos pioneiros do município e show com o Grupo Momentos. Durante todo o evento, lanches foram comercializados pelo Lions Clube, sendo que as pessoas idosas receberam gratuitamente um cachorro-quente e um refrigerante. Integrando a atividade da 3ª idade, o médico oftalmologista, Rodrigo Pinto Bettin, realizou consultas oftalmológicas para os idosos presentes.
Durante a palestra, Albino cantou e interagiu com o público, fazendo com que todos os presentes participassem batendo palmas e cantando com ele e realizando a entrega de CDs aos idosos que se destacavam durante as atividades. Os temas abordados na atividade foram o positivismo, risoterapia, harmonização, a vida começa aos 80 anos e técnicas para dormir profundamente.
Segundo Albino, estudos mostram que 87% das doenças são psicológicas, e para combatê-las é necessário ter uma boa qualidade de vida, alimentação saudável e boas noites de sono, pois quem dorme mal, vive 12 anos a menos.
Após a palestra, o prefeito municipal, Olívio José Casali, salientou que o evento foi realizado para agradecer a participação dos pioneiros que colaboraram com a emancipação do município. “Agradecemos a todos os pioneiros presentes e ao professor Albino, que nos mostrou o poder da mente e que se quisermos algo, devemos mentalizar e ir em busca de sua concretização”, destaca.
Em seguida, o prefeito Casali e sua esposa, Elizabeth Caraffa, entregaram uma placa agradecendo o empenho e dedicação no processo de emancipação do município, para as gêmeas de 105 anos, Francisca Salazar e Angelina Salazar.
Conforme as irmãs, para alcançar esta longevidade é necessário tratar o espírito com muitas orações, ter uma boa qualidade de vida, se alimentar corretamente e ser uma pessoa feliz em todos os momentos. A sobrinha das gêmeas, Dileta Lesses, destaca que as duas são bem lúcidas e fortes, acordam entre 5 horas e 6 horas da manhã e já começam a realizar as atividades diárias, como cuidar da casa e da horta.
 Na sequência, os demais idosos do município receberam um certificado em homenagem aos seus préstimos no processo de emancipação do município, que foram entregues pela secretária de Educação, Cultura e Desporto, Maria Elena Naressi, e pelo prefeito Casali, e, em seguida, o Grupo Momentos começou o seu show, que encerrou o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário