12 abril 2012

Três de Maio: SIPAT acontece no Hospital São Vicente de Paulo

O evento iniciou na quarta-feira e encerra nesta sexta-feira
Com o objetivo de refletir e discutir sobre como melhorar a qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho, encerra-se nesta sexta-feira, dia 13, as ações de mais uma Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho do Hospital São Vicente de Paulo, organizada pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), pelo SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) e direção do HSVP.
O evento que tem por obrigatoriedade ser realizado anualmente tem como objetivo integrar, motivar e conscientizar os colaboradores quanto a importância de conservar e proteger a saúde e a integridade física. O mesmo iniciou na quarta-feira, dia 11 estendendo-se até esta sexta-feira dia 13. Dentre as atividades programadas estão atividades práticas como ginástica laboral e treinamentos de combates a incêndio, além de diversas palestras, dentre elas destacam-se as de Práticas Corporais e Qualidade de Vida, Gestão do Estresse, Hepatite/HIV e Pérfuros Cortantes, as quais são ministradas por diversos palestrantes renomados do setor.
Conforme Odirlei Peixoto, técnico em segurança no trabalho que atua junto ao Hospital e que auxilia na coordenação do evento, em média cerca de 80 funcionários participam de cada evento e o número só não é maior em virtude de que muitos profissionais não podem  participar devido o movimento interno em seus setores. Odirlei destaca que atualmente o HSVP trabalha com um índice abaixo da média, sendo de  12 acidentes (incidentes) de trabalho/ano, todos  sem afastamento. Isso só é possível devido às ações desenvolvidas no  dia-dia, orientando, conscientizando da importância de cada  profissional trabalhar protegido, a fim de desenvolver suas tarefas com segurança e qualidade, finaliza Peixoto.
O evento vem encerrar a Gestão  CIPA 2011/2012. A Comissão tem como funcionalidade no HSVP, mapear os riscos, investigar,  orientar os colaboradores, fiscalizar as atividades de risco, propor melhorias no ambiente de trabalho e encaminhar para discussão nas reuniões com a direção do hospital qualquer anormalidade que possa interferir o bom andamento do processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário