Com o tema Produção da Aula - reflexos sobre o ensinar e o aprender, Dóris Bolzan ressaltou a importância da educação em todos os níveis de ensino |
Professores da Fundação Educacional Machado de Assis participaram da palestra com a professora Dra. Dóris Pires Vargas Bolzan, coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas: educação básica e superior (GPFOPE) da Universidade Federal de Santa Maria. O evento aconteceu sábado, 19, nas dependências da Unidade I da FEMA.
Com o tema Produção da Aula - reflexos sobre o ensinar e o aprender, Dóris Bolzan ressaltou a importância da educação em todos os níveis de ensino. Para ela, a educação precisa ser pensada como um processo que envolve a relação ensino/aprendizado, implicando o processo de reflexão/ação/reflexão através da busca da regulação, promovendo a construção coletiva e a apropriação de conhecimentos a partir de sequências didáticas.
Dóris esclarece que pensar no ensino, faz pensar e produzir a aula a partir de três interrogantes: o que ensinar, como ensinar e para que ensinar. Nesse intuito, garante que os professores precisam compreender o sistema de estudo, além de buscar permanentemente o conhecimento. A docência é um desafio sem tamanho. É preciso fazer com que o aluno deseje estar ali, explica a professora.
Revela ainda que a escola precisa formar cidadãos que se desenvolvem integralmente, sendo gentis e educados. A sala de aula é um espaço de compromisso e para isso temos a obrigação de seduzir o aluno envolvido a tantas outras atividades, diz Dóris, a qual também garante que não é possível ensinar para quem não está disposto a aprender.
Dóris Pires Vargas Bolzan trabalha como professora na Universidade Federal de Santa Maria desde 1996. Mas, há 32 anos atua na área da pesquisa na educação com o compromisso de formar cidadãos. Empenhada no que faz, Dóris termina sua explanação aos professores da Instituição afirmando que é preciso estar motivado em querer e desejar aprender com o intuito de fazer a diferença onde
se vive e se trabalha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário