A Cotrimaio, a partir deste trabalho, está fazendo uma contratação com o BRDE, Banrisul, e Badesul de um Procap-Agro |
Com o objetivo de obter avanço patrimonial e capitalizar a Cotrimaio, buscando ainda financiar capital de giro, visando o fortalecimento da cooperativa três-maiense, ela buscou por meio do Programa de Capitalização de Cooperativas Agropecuárias (Procap-Agro), criado em 2009 pelo Governo Federal, recursos através do BNDES, com a finalidade de incentivar a realização de melhorias na cooperativa, objetivando principalmente a capitalização e prepará-la para os desafios da agropecuária de futuro.
De acordo com o presidente da cooperativa, Amilton Dotto, em 2009 foi criada a possibilidade de um programa de apoio as cooperativas, empresas e produtores. “Assim, naquele ano, foi realizado um trabalho, em que Guilherme Cassel, que era ministro do desenvolvimento agrário e Henrique Fontana líder do governo na época. Eles conseguiram enquadrar uma ideia de ajuda para as cooperativas e produtores. Neste mesmo ano, o conselho monetário nacional votou uma medida, o BNDES emitiu a regulamentação e em 2011, 2012 o Governo do Estado encampou todo um trabalho, no sentido de fazer com que as cooperativas do Rio Grande do Sul fossem valorizadas, aproveitando o que existe de legislação em nível federal e ainda criando novas legislações em nível estadual”.
A Cotrimaio, a partir deste trabalho, está fazendo uma contratação com o BRDE, Banrisul, e Badesul de um Procap-Agro. Conforme Dotto, isso possibilita o alongamento de débitos da Cotrimaio, renegocia com produtores que têm dívidas junto à cooperativa e a capitaliza. “Teremos seis anos de prazo para pagar, com um juro de 6,75% ao ano. O financiamento tem o valor de R$ 30 milhões. No dia 8 de junho, estaremos assinando este contrato com os três agentes financeiros e com o governador Tarso, na 2º Edição da Expo Terneira. A solenidade ocorre após o encontro das mulheres agricultoras, evento que acontecerá no mesmo dia. Na segunda quinzena de junho a Cotrimaio receberá todos os recursos dos bancos e assim começará a capitalização da Cotrimaio”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário