17 maio 2012

Três de Maio: III Seminário de Agronomia debate o tema ‘Potencializando o resultado do setor Agropecuário’

Palestras do evento abordam os desafios para o
desenvolvimento do Setor Agropecuária
Foto: Ramone Pacheco
Iniciado no dia 14, o III Seminário de Agronomia, que tem como tema ‘Potencializando o resultado do setor Agropecuário’, é promovido pelo Curso de Agronomia da SETREM e Diretório Acadêmico de Agronomia (DAAGRO) e ocorre até o dia 18 (sexta-feira).
A palestra inicial, proferida pelo Dr. Dilson Antônio Bisognin, (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande Sul), abordou o tema: ‘Desafios para o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul, no Setor Agropecuário’.
Conforme o Dr. em Genética e Melhoramento de Plantas pela Michigan State University, para desenvolver o agronegócio é necessário agregar valor, aumentar a produção, a qualidade e a renda do produtor gaúcho, o que irá melhorar a industrialização, e, assim, o saldo positivo do setor.
No dia 15, utilizando da temática ‘O futuro do Sistema de Semeadura Direta na Palha’, o Dr. José Eloir Denardin, (Embrapa Trigo), realizou uma palestra abordando a necessidade de diversificar e intensificar a agricultura.
Denardin, que é Dr. em Solos e Nutrição de Plantas, salientou a importância de criar infraestruturas para reestruturar a agricultura e alcançar a liquidez. “Não podemos continuar vendendo nossa matéria-prima a um preço baixo, para que terceiros vendam os produtos industrializados pelo dobro do preço, sendo que temos condições de realizar este processo”, afirma.
A degradação do solo, combatida pelo Sistema de Plantio Direto, foi outro item abordado pelo pesquisador da Embrapa Trigo, que destacou ser um fator passível de amenização, através da inovação e diversificação das épocas de plantio. “No inverno podemos ter o plantio de aveia, centeio, trigo e, até sorgo, nas janelas de outono e primavera, o que possibilitaria três safras em um ano", enfatiza Denardin.
Ao final das explanações, Denardin questionou os participantes sobre as práticas que estes podem desenvolver para trabalhar no ajuste de sistemas produtivos capazes de recuperar o solo degradado, intensificar a produção e gerar renda.
A ‘Biotecnologia na cultura do milho: aspectos técnico e legais’, será discutida dia 16, pelo Eng. Agr. Diego Silveira da Silva (Pioneer Sementes). Já no quarto dia do evento, 17, o Ms. Zeferino Chielle (Fepagro Serra) abordará o tema: ‘Sorgo: seus usos e seu manejo'.
Na noite de sexta-feira (18), o III Seminário de Agronomia será encerrado com a palestra do Dr. Mércio Strieder (Embrapa Trigo), que tratará sobre ‘Fatores Potencializadores de Produção da Cultura da Soja’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário