Guada-chuvas foram retirados do armário para se
proteger da chuva. Foto: Paulo Marques |
E a chuva que cai na região de Três de Maio trouxe ânimo para os agricultores. Chove desde o começo da manhã quando formou-se uma grande área de instabilidade sobre o Noroeste gaúcho com a ocorrência de muitas trovoadas.
Ainda não havia chovido significativamente em maio no município. Segundo a Emater, são necessários, no mínimo, 30 mm para dar condições de plantio do trigo. Até agora, apenas 30% da área estimada de nove mil hectares foi semeada no município. A maioria dos produtores está com as máquinas paradas a espera de umidade no solo para poder plantar o cereal. Já para recuperar os córregos e rios serão necessários 200 mm.
O Zoneamento Agrícola recomenda o plantio de trigo no município até 20 de junho, sendo que para as principais variedades utilizadas em âmbito local o prazo iria até dia 30 de maio, mas portaria do Ministério da Agricultura publicada recentemente alterou os prazos, dando mais tempo para a semeadura. A medida tranqüila os triticultores que temiam ficar de fora do seguro agrícola. O cereal está cotado na Cotrimaio hoje em R$ 23,00 a saca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário