18 junho 2012

Miraguaí: Apurada fraude em concurso público

Além de Miraguaí, surgiram informações de possíveis
problemas em outros municípios 
O Ministério Público de Santa Rosa cumpre, nesta segunda-feira, 18, mandados de busca e apreensão relativos a suspeita de fraude em concurso público realizado na cidade de Miraguaí, na região Norte do Estado. Os mandados são cumpridos na Prefeitura e em quatro residências. Outro mandado está sendo cumprido na cidade de São Miguel do Oeste, com apoio do MP de Santa Catarina, em uma empresa que realiza esse tipo de atividade.

A atividade é ligada à Operação Missioneira, organizada pela Promotoria Especializada Criminal, da Capital. As investigações iniciaram em abril deste ano, a partir de uma denúncia de fraude em um concurso público em São José das Missões, bem como na licitação que contratou a empresa responsável pelo certame. O concurso foi suspenso até outubro, após recomendação do MP.

Surgiram informações de possíveis problemas em outros municípios, e então, no dia 6 deste mês, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão nas cidades de Ronda Alta – onde há a sede da empresa Precisão – e Constantina – local da sede da empresa Lógica. As duas são responsáveis pela elaboração de diversos concursos pelo Estado. Todo o material apreendido até agora está sob análise da Promotoria Especializada Criminal. Ninguém foi preso.

Em 2007, as fraudes em concursos públicos foram investigadas pela Operação Gabarito, que detectou envolvimento de quase 30 pessoas, entre empresários e políticos. Nos anos seguintes, além de desmembramentos da Gabarito, foram realizadas outras investigações em diferentes regiões do Estado nos últimos anos. Já existem denúncias formalizadas pela Procuradoria de Prefeitos perante à 4ª Câmara do TJ-RS, além de ações civis públicas por improbidade administrativa tramitando no Judiciário. Alguns expedientes seguem em investigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário