13 junho 2012

Santa Rosa: Administração Municipal promove mais formação sobre Autismo

Segundo o Prefeito, Orlando Desconsi, “a educação inclusiva 
tem sido uma prioridade 
Secretaria de Educação e Juventude realiza formação para qualificar ainda mais os profissionais que trabalham com autistas.

Na última semana, a Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Educação e Juventude (SMEJ) oportunizou a comunidade local e regional uma importante formação sobre o autismo. Na ocasião, o senhor Airto Madalozzo, pai de uma menina de 8 anos dentro do espectro autista, relatou a sua experiência como pai e a partir disso, seus estudos e conhecimentos sobre a referida temática.

A ONU estima que no mundo existem mais de 70 milhões de pessoas com autismo, sendo que nos Estados Unidos 1 em cada 110 crianças nascidas possui esse diagnóstico, enquanto que no Brasil estima-se que o autismo atinge cerca de 2 milhões de brasileiros, com incidência de 1 menina para 4 meninos. Nessa perspectiva, constata-se atualmente um crescente número de crianças diagnosticadas dentro desse transtorno, e sabe-se que quanto mais cedo for realizado o diagnóstico melhores são as possibilidades do desenvolvimento global da criança.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação e Juventude Rosane Fritz de Almeida “a educação inclusiva é uma realidade em nossa rede de escolas municipais e no que se refere aos alunos com autismo contamos, neste ano, com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita que vem desenvolvendo um excelente trabalho. Nesse sentido, a formação da comunidade escolar é fundamental para que possamos qualificar cada vez mais o atendimento pedagógico desenvolvido com esses alunos. A experiência do Airto com a sua filha nos mostra o quanto o trabalho de estimulação e aprendizagem é importante para que a criança com autismo tenha uma melhor qualidade de vida e conviva perfeitamente em sociedade”.

Segundo o Prefeito, Orlando Desconsi, “a educação inclusiva tem sido para nós uma prioridade, na medida em que entendemos que todos somos diferentes e possuímos muitas capacidades a serem desenvolvidas”. A formação aconteceu na Capela do Colégio Dom Bosco, em Santa Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário