25 junho 2012

Três de Maio: HSVP controla visitas em virtude de confirmação de casos da Gripe A

O HSVP, por se tratar de uma referência macro regional, recebe
pacientes de vários municípios para tratamento de casos com
suspeita de “Gripe A”. Foto: PMN
O serviço de CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) do Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio, através de sua coordenadora, Enfermeira Mariliane Moura de Oliveira, adotou medidas diferenciadas para combater os níveis de infecção pelo vírus H1N1, ou seja, a Gripe A.

Dentre as ações adotadas, está o limite de acessos de visitas à pacientes internados no HSVP, principalmente o de crianças. Para tanto pede-se a comunidade regional, a compreensão na adoção desta medida, em virtude que ela visa única e exclusivamente o bem estar da população.

O HSVP, por se tratar de uma referência macro regional, recebe pacientes de vários municípios para tratamento de casos com suspeita de “Gripe A”. A preocupação por parte da instituição se deve principalmente a confirmação de 2 casos da Gripe A, mesmo que provenientes de outros municípios. Dentre os casos confirmados está o de um paciente de Santo Augusto, de 56 anos, que encontra-se internado há 15 dias em estado grave na UTI do Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio, respirando com ajuda de aparelhos. O outro se refere ao óbito de uma paciente de 38 anos de Coronel Bicaco, ocorrido na manhã de quarta-feira (20), o qual foi confirmado na manhã de hoje pelo LACEN/RS – Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul.

Conforme a enfermeira Mariliane além da restrição às visitas o HSVP intensificou a capacitação de toda a equipe de profissionais, através de palestras de orientação enfocando protocolo H1N1, precauções de isolamento, separação de resíduos e usos de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). O HSVP também equipou ainda mais a sua estrutura física, adquiriu materiais e medicamentos para melhor atender as necessidades que a situação exige.

Desde a última quinta-feira o HSVP atendeu 18 pacientes entre 07 e 16 anos vindos de escolas da cidade, com suspeitas da GRIPE A, mesmo sem permanecerem internados, todos foram medicados com antiviral Oseltamivir (Tamiflu) conforme rege o protocolo para estes casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário