02 julho 2012

Confirmadas mais duas mortes por Gripe A

Confirmarmas sexta-feira mais duas mortes por gripe A no Estado 
Confirmarmas sexta-feira mais duas mortes por gripe A no Estado, o que eleva para 12 o número de óbitos causados pela doença neste ano. Uma das vítimas é uma mulher de 57 anos, na natural de Arroio do Tigre, que faleceu no dia 16 deste mês no Hospital Santa Cruz (HSC), de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. Em São Borja, na região da Fronteira-Oeste, o secretário municipal Saúde, Moacir Auzani, informou ter recebido do Lacen a confirmação de que a morte de um paciente com 63 anos, não vacinado e diabético, ocorrida na última quarta-feira, também foi motivada pelo vírus H1N1. Ele estava internado no Hospital Ivan Goulart. Na mesma instituição, na quinta-feira, foi registrado outro óbito, de um homem de 55 anos, que apresentava sintomas similares aos da enfermidade.

Em Ijuí, 16 mil doses de vacina contra a gripe A foram disponibilizadas a partir do sábado. Todos os postos estarão abertos entre 8h e 17h. A secretária municipal da Saúde, Alexandra Lentz, orienta a população para que procure a unidade do seu bairro. Para os moradores residentes na área central, haverá um posto especial de vacinação na entrada de acesso à prefeitura.

Para a área da 17 Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Ijuí, foram liberadas 50 mil doses de vacina pelo Ministério da Saúde. A coordenadora do setor de Imunização, Cledis Otonelli, explica que a divisão entre os municípios foi feita de forma proporcional à população.

A confirmação de casos da doença em Ijuí e o registro de uma morte, de um paciente de Condor, após período de internação, fez o Hospital de Caridade (HCI) reforçar as orientações sobre o atendimento. Conforme a médica infectologista Jamile Viana Dutra, o paciente deve ser mantido em isolamento e, ao entrar no quarto, visitantes, acompanhantes, equipe médica e de enfermagem e demais colaboradores devem utilizar máscara cirúrgica. No Hospital Unimed, medidas de prevenção da gripe A e de outras doenças infecciosas com potencial de transmissão são contínuas. Ontem, permaneciam internados no HCI dois pacientes com gripe A.

A 12 Coordenadoria Regional de Saúde está distribuindo 50 mil doses de vacina contra a doença, que vão beneficiar 25 municípios das Missões. Em Santo Ângelo, a partir desta segunda-feira, as seis salas de vacinação vão iniciar essa nova etapa da imunização. A cidade, que registra quatro casos da doença, dois deles resultando em morte dos pacientes, recebeu 12 mil doses. A secretária de Saúde, Rosa Severo, diz que, inicialmente, o grupo de risco terá prioridade e, depois, toda a população poderá se vacinar. Nas Missões, foram confirmados, até o momento, 16 casos da doença, incluindo quatro óbitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário