14 julho 2012

Levantamento da União sobre gripe A no RS começa na próxima semana

Técnicos do Ministério da Saúde vão investigar
circunstâncias das mortes
Começa na próxima segunda-feira (16) o levantamento do Ministério da Saúde sobre a gripe A no Rio Grande do Sul. Os técnicos, que já estão em Porto Alegre, vão investigar em que circunstâncias ocorreram as 29 mortes registradas até o momento no estado, conforme reportagem do RBS Notícias.

O mesmo tipo de trabalho foi concluído na sexta-feira (13) em Santa Catarina. O levantamento apontou que a maioria dos 52 pacientes que morreram por gripe A no estado vizinho apresentava doenças preexistentes, como cardiopatias, pneumopatias, obesidade e diabetes. As vítimas também teriam recebido tratamento tardio, cerca de cinco dias após o início dos sintomas.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a avaliação do órgão federal servirá para decidir sobre possíveis mudanças na campanha de vacinação de 2013. No próximo ano, a imunização pode abranger toda a população e não apenas o chamado grupo de risco, composto por crianças, grávidas, gestantes e profissionais de saúde, entre outros.

Em entrevista à Rádio Gaúcha, o secretário da Saúde Ciro Simoni também informou que vai apurar eventual negligência no atendimento a pacientes. Com base nos últimos dados, ele acredita que o período de maior incidência do vírus H1N1 no estado, previsto para este domingo (15), já passou e que novos casos da doença tendem a diminuir.

A população, no entanto, segue preocupada. Neste sábado (14), moradores de duas cidades enfrentaram longas filas por vacinas. Em Caxias do Sul, na Serra, 15 mil pessoas foram imunizadas. As doses acabaram em duas horas. Em Cruz Alta, no Noroeste, a vacinação também foi aberta para a população em geral. Foram disponibilizadas 20 mil doses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário