Hospital operou perna errada de idosa de 87 anos (Foto: Divulgação / HMNH) |
Uma mulher de 87 anos de idade teve a perna errada operada no Hospital Municipal de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, no Rio Grande do Sul. Ela estava internada há duas semanas devido a uma fratura no fêmur da perna esquerda e passou por uma cirurgia para reconstituir o osso com uma placa de platina. A intervenção cirúrgica, no entanto, foi realizada na perna direita da idosa.
No momento em que percebeu o erro, a equipe médica tentou contornar a situação e também operou a perna fraturada, além de ter colocado um pino na outra perna. Em nota oficial, o hospital admitiu o erro na operação e afirma ter aberto sindicância interna para apurar os fatos ocorridos. "Com o início das investigações, foi averiguado que o prontuário da paciente indicava corretamente a lesão do fêmur na perna esquerda. Tudo indica que houve uma falha humana da equipe. O fato é lamentável e a sindicância aberta irá apurar detalhadamente possíveis responsabilidades", diz a nota.
A família da vítima registrou ocorrência policial no fim de semana. Apesar dos problemas em sua passagem pelo hospital e de estar em recuperação, a idosarecebeu alta nesta segunda (9), conforme a assessoria de imprensa do hospital.
Em entrevista à Rádio Gaúcha, o presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremers), Rogério Wolf de Aguiar, disse que irá enviar uma notificação ao hospital para tomar conhecimento dos fatos e providenciar futuras medidas em relação ao caso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário