05 julho 2012

RS deve receber mais 100 mil doses da vacina contra gripe A H1N1

Secretario estadual da Saúde, Ciro Simoni
concedeu entrevista
(Foto: Cristine Gallisa/RBS TV)
Mais 100 mil doses da vacina contra a gripe A H1N1 devem chegar ao Rio Grande do Sul nos próximos dias, além das 500 mil (divididas em em dois lotes de 250 mil) já repassadas pelo Ministério da Saúde. Na primeira etapa da campanha, 1,9 milhão já haviam sido ofertadas. A informação foi divulgada na manhã desta quinta-feira (5) pelo secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni.

Segundo ele, as doses serão enviadas, prioritariamente, para a Região Noroeste do estado, onde há mais casos. A secretaria reforça o enfoque de tratamento e descarta a possibilidade de uma nova epidemia de gripe A no Rio Grande do Sul, a exemplo do que foi registrado em 2009.

A orientação para toda a rede de Saúde é para que qualquer sintoma de gripe seja tratado como H1N1, com o uso do medicamento Oseltamivir, o Tamiflu. O secretário afirmou que o estado recebeu 500 mil tratamentos (caixas) do medicamento, que são distribuídos em postos de saúde e em hospitais mediante apresentação de receita. Pacientes que recebem a prescrição na rede privada podem retirar o medicamento gratuitamente nos postos, também com receita.

Ciro Simoni reforçou a importância de a população estar atenta aos sintomas e procurar a rede de Saúde ao menor sinal de gripe para que o tratamento seja ministrado nas primeiras 48 horas, tempo considerado ideal para combater o vírus. Ele descartou a possibilidade de toda a população ser vacinada. O motivo é a dificuldade de aquisição da vacina.

"Esta é a orientação que o Ministério da Saúde nos repassou e é o mesmo que fizemos no ano passado. No início da síndrome gripal, com febre acima de 38 graus, é preciso procurar imediatamente o tratamento", disse.
O secretário ainda orientou a população a não se descuidar de medidas básicas para prevenção a gripe, como lavar sempre as mãos e usar o álcool gel.

Como a vacina demora 15 dias para fazer efeito, a Secretaria da Saúde lembra que mesmo quem estiver imunizado e apresentar os sintomas deve procurar atendimento médico para receber o Tamiflu.
A vacina precisa ser feita todos os anos, porque os vírus são mutantes, explicou o secretário. Devem se vacinar crianças até 2 anos de idade, gestantes, idosos, profissionais da área da Saúde e portadores de doenças crônicas.

A vacinação deve continuar nas regiões em que a meta ainda não foi atingida. A estimativa da Secretaria da Saúde é que entre 100 e 200 mil pessoas tenham gripe este ano no estado. Até agora, já foram confirmados 99 casos de gripe A e, com 15 mortes entre eles. O número já ultrapassou a quantidade de casos registrados no ano passado. Em 2009, quando houve a epidemia, foram mais de 3 mil casos confirmados, e 297 pessoas morreram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário