Manifestantes usaram carro de som durante protesto (Foto: Reprodução/RBS TV) |
Cerca de 500 pessoas ligadas ao setor da suinocultura bloquearam a BR-486 no trevo de acesso a São Martinho, no Noroeste do Rio Grande do Sul, por meia hora nesta sexta-feira (20). Com carro de som e faixas, eles permaneceram no local até por volta das 15h. As principais reivindicações dizem respeito ao preço pago pelo quilo da carne suína e a dificuldade de comercialização de insumos.
Pouco depois do bloqueio, os manifestantes assaram 400 quilos de carne de porco na lateral da rodovia. Os suinocultores dizem que os criadores independentes recebem menos na venda da carne do que é gasto na produção. Conforme o presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Valdecir Folador, o anúncio do governador Tarso Genro, na quinta-feira (19), sobre a subvenção do preço mínimo não muda a situação, já que diz respeito apenas à indústria.
Mais de 80 municípios estiveram representados no protesto pelas associações da região Celeiro, Grande Santa Rosa e Missões, juntamente com sindicatos ligados ao setor na região. Durante o ato, a Polícia Rodoviária Federal e o Pelotão de Operações especiais da Brigada Militar de Três Passos auxiliaram no controle do trânsito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário