02 agosto 2012

Três de Maio: Atendimento assistencial em foco no HSVP

Paulo Cesar Pich é Gerente Assistencial do HSVP
Gerente Paulo Cesar Pich projeta o trabalho visando à segurança, a qualidade e satisfação dos pacientes atendidos no Hospital

A busca pela profissionalização do ambiente de trabalho, com vias a um melhor atendimento aos pacientes, primando pela segurança e qualidade dos serviços através de processos bem definidos, garantindo também a satisfação dos profissionais, passa pela proposta da nova estrutura organizacional das gerências do Hospital São Vicente de Paulo, de Três de Maio, pertencente à Rede Verzeri. A nova organização permite mais eficiência nas ações de gestão interna do HSVP e padronização dos processos para os próximos anos.

O cargo de Gerente Assistencial é ocupado pelo enfermeiro Paulo Cesar Pich e, como o próprio nome designa, tem foco no atendimento assistencial aos pacientes. Segundo Pich, os serviços devem trabalhar em sintonia visando à satisfação dos pacientes atendidos no HSVP, passando por cuidados nas áreas de enfermagem, nutrição, farmácia e serviço social. “Mas, para isso acontecer, é preciso que os processos sejam claros e de conhecimentos de todos os colaboradores envolvidos na assistência”, ressalta.
Sob a responsabilidade de Pich estão os serviços de Enfermagem - que inclui as unidades de internação, urgência/emergência, centro obstétrico, centro cirúrgico, centro de material esterilizado, unidade de fracionamento de medicamentos, unidade betânea e UTI –, Nutrição, Farmácia, Serviço Social e a Agência Transfusional.

Desde que o gerente assumiu o cargo, em fevereiro, foi elaborado um Plano de Ação visando à revisão e melhoria dos processos internos. “Ainda é cedo para apontar as conquistas, pois neste primeiro momento o mais importante é conscientizar os colaboradores internos que as mudanças fazem parte do processo e que precisamos nos manter motivados para que possamos atingir nossos objetivos”, explica Pich.

O Plano de Ação da área assistencial tem como destaque a educação continuada, em que cada serviço possui o seu cronograma específico. As modificações também englobam a reformulação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), a reformulação do Comitê Transfusional e a reforma da estrutura física da Agência Transfusional do HSVP, atendendo às solicitações da Vigilância Sanitária.

O gerente assistencial reforça que hoje tudo o que é realizado no Hospital é planejado e executado com a ajuda dos coordenadores de cada serviço. “O que esperamos que seja concluído até o final do ano á revisão e atualização dos Processos Internos e os Procedimentos Operacionais Padrão, bem como os Indicadores Assistenciais. Acredito que tudo o que está acontecendo até o presente momento está de acordo com o Plano de Ação”, finaliza Paulo Pich.

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