Objetivo do encontro foi instruir os profissionais sobre o reconhecimento e a aplicação correta das normas técnicas exigidas para o setor |
No mês de agosto, seguindo o cronograma de educação continuada, a Gerente Administrativa e Infraestrutura do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio, Eliane Amaro Arenhart, responsável pelo serviço, e a equipe de trabalho do setor de processamento de roupas do HSVP, participaram de uma capacitação ministrada pela empresa Bom Toque, fornecedora dos produtos de lavanderia e higienização para o Hospital.
O objetivo do treinamento foi capacitar e aperfeiçoar os profissionais sobre os processos de lavanderia hospitalar, para que reconheçam e apliquem corretamente as normas técnicas. Os temas abordados foram o recolhimento, separação e pesagem de roupas, o processo de lavagem de acordo com o grau de sujidade, a classificação das roupas como leves e pesadas, a manutenção das máquinas, o tempo de lavagem, a importância da qualidade da água na eficiência dos processos de lavagens, a utilização adequada de produtos, a identificação e remoção das manchas, as normas e procedimentos de segurança, o índice de retorno das roupas e a importância da lavanderia na hotelaria hospitalar.
Segundo Eliane, o serviço de processamento de roupas do HSVP compete à transformação de todas as roupas sujas e contaminadas em roupas limpas. “Os profissionais coletam pesam, separam, processam, confeccionam, reparam e distribuem roupas em perfeitas condições de higiene, conservação e limpeza para todas as unidades do hospital. Neste serviço atualmente trabalham nove colaboradores, entre eles uma costureira. São lavados em média 7,5 mil quilos de roupas e confeccionadas ou consertadas em média 500 peças por mês”, explica Eliane.
A gerente ressalta também que a capacitação visa melhorar os processos e trabalhos internos, proporcionando à equipe de trabalho o conhecimento dos métodos e técnicas de lavagens e conservação dos artigos têxteis, disponibilizando aos clientes roupas limpas, higienizadas, desinfetadas e agradáveis, com conforto e segurança, melhorando a qualidade de vida daqueles que precisam usar os produtos têxteis em seu atendimento hospitalar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário