31 agosto 2012

Três de Maio: Equipe de apoio do HSVP recebe capacitação sobre uso de EPIs e de EPCs

Objetivo é evitar que o profissional que atua nos serviços
de lavanderia e manutenção venham a sofrer algum acidente
ou doença ocupacional
Com a preocupação constante na saúde e bem-estar de pacientes e colaboradores, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Três de Maio, mantém ao longo de todo o ano programas de treinamento e capacitação para os profissionais que atuam na instituição. Na quinta-feira, 23, foi à vez de 15 integrantes dos serviços de apoio, formado por colaboradores da lavanderia e manutenção, receberem instruções sobre riscos ambientais, uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC).

O responsável pelo treinamento foi o técnico em segurança no trabalho do HSVP, Odirlei Peixoto, que explica que a instrução é ministrada de acordo com os riscos laborais de cada serviço. “Anualmente são feitas essas capacitações, porém, com a entrada de colaboradores novos que ainda não haviam tido um contato direto com a parte da segurança do trabalho devido ao período de férias, estamos realizando esta atividade voltada especificamente para eles e também para alguns profissionais que já estão há mais tempo em atividade, pois sempre é bom relembrar a importância do uso dos equipamentos de segurança”, explica.

Segundo Peixoto, dentro do ambiente hospitalar do HSVP, o índice de acidentes de trabalho é baixíssimo, não tendo sido registrado nenhum caso de afastamento no último ano, resultado conquistado também graças às capacitações constantes oferecidas aos colaboradores. “O uso de EPIs é indispensável dentro de um ambiente em que há algum risco biológico, pois o trabalho envolve contato com sujidades, sangue e outros fluidos. Os colaboradores devem usar luvas, óculos, máscara e avental, pois têm contato constante com roupas contaminadas, materiais não esterilizados, máquinas e equipamentos”, complementa.

Dentro do ambiente hospitalar, são cinco os riscos destacados pelo técnico que exigem atenção: mecânicos, físicos, ergonômicos, químicos e de acidentes. “Na lavanderia, por exemplo, nós trabalhamos todos esses riscos e eles precisam ser neutralizados com o trabalho de conscientização e prevenção para que o profissional que está lá dentro não venha a sofrer um acidente ou uma doença ocupacional”, finaliza Peixoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário