Gerentes do HSVP foram apresentados aos secretários de
saúde e representantes dos municípios da microrregião |
Entre os assuntos tratados está à busca por recursos para o fortalecimento do Hospital como referência em atendimento em obstetrícia aos pacientes dos municípios vizinhos
Na manhã de terça-feira, 21, uma reunião no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Três de Maio, entre a direção, gerências da instituição e secretários de saúde de seis municípios, debateu a questão dos atendimentos em obstetrícia oferecidos pelo HSVP aos pacientes da microrregião, que engloba Alegria, Boa Vista do Buricá, Independência, Nova Candelária, Três de Maio e São José do Inhacorá.
Inicialmente a Diretora Geral do Hospital, Irmã Denise Miranda, apresentou a estrutura organizacional do HSVP, a criação das novas gerências e as áreas de atuação de cada uma delas dentro da instituição. Na sequência, o Gerente de Atendimento ao Cliente, Gelson Luis Schneider, deu início ao debate acerca da questão-chave do encontro: a busca por recursos para o atendimento à obstetrícia na região, serviço em que o Hospital São Vicente de Paulo busca a consolidação como referência. A proposta apresentada foi o ingresso na Rede Cegonha, conforme explica o Diretor Executivo do HSVP, Samuel Meoti. “A gente está buscando trazer mais recursos para atender a obstetrícia da microrregião, que tem seis municípios. Pode ser que seja a Rede Cegonha, mas também pode ser alguma outra forma que a gente encontre juntamente com os municípios para fortalecer esse serviço e oferecer novidades. Mas o grande ponto é trazer recursos para manter o serviço”, explica Meoti.
Os secretários e representantes dos municípios foram convidados ao debate e, entre várias questões, ressaltaram a importância do HSVP, que mesmo sem os recursos financeiros oferecidos pela Rede Cegonha ou outro programa de apoio, vem primando pela alta satisfação e segurança na questão da obstetrícia. Para o secretário de Saúde de Três de Maio, Valdemar Fonseca, é fundamental definir o que se quer para a microrregião, as formas de financiamento e os serviços que podem ser qualificados, transformando o município em referência para os demais.
O Gerente Gelson Schneider ressalta a importância de um trabalho focado no processo que tem o início no pré-natal e chega até o parto e nascimento, com qualidade no serviço oferecido e atendimento de alto nível, mas argumenta a necessidade de viabilizar financeiramente essa questão. A ideia é complementada por Meoti, o qual afirma que se os municípios da microrregião se unirem, terão mais força para buscar os investimentos necessários. “É importante o contato com os secretários. Se todos os que necessitam do serviço trabalharem juntos, de forma alinhada, teremos mais condições de conquistar o que precisamos”, projeta Meoti.
A busca por conquistar recursos para manter o serviço
de obstetrícia e fortalecê-lo no HSVP foi o tema principal debatido no encontro |
O encontro ainda teve a apresentação sobre o Projeto Amor de Mãe, desenvolvido pelo Hospital São Vicente de Paulo, que busca aproximar as gestantes da instituição através de cursos e palestras que levam a elas conscientização e orientações sobre o período gestacional e os cuidados com o recém-nascido. Até o momento, duas turmas foram concluídas, atingindo 77 gestantes. Há outra turma em andamento e a previsão de mais uma ainda para 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário