02 agosto 2012

Três de Maio: Profissionais do HSVP recebem orientações sobre doação de órgãos

De acordo com Fabiane, o objetivo da palestra foi à divulgação
dos procedimentos sobre a doação de órgãos 
Cerca de 60 pessoas estiveram no auditório do Hospital São Vicente de Paulo para a palestra de Fabiane Del Conte sobre a doação de órgãos e tecidos

Na noite de segunda-feira, 30, o auditório do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em Três de Maio, foi palco de uma palestra sobre a doação de órgãos e tecidos, ministrada pela enfermeira Fabiane Del Conte, integrante da Organização de Procura de Órgãos de Passo Fundo (OPO). O evento reuniu cerca de 60 pessoas, entre profissionais da área da saúde do HSVP, acadêmicos de enfermagem da Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem) e estagiários do curso técnico de enfermagem da escola Senador Alberto Pasqualini de Santo Augusto.

De acordo com Fabiane, o objetivo da palestra foi à divulgação dos procedimentos sobre a doação de órgãos, visando um trabalho conjunto bem desempenhado entre as Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTTs) e as Organizações de Procura de Órgãos (OPOs). “Os profissionais da área da saúde de emergências e UTIs são a prioridade nesse trabalho de captação de órgãos, pois são nesses locais que estão os possíveis doadores. O pessoal tem que estar muito bem preparado para receber o possível doador, cuidando dele em todos os sentidos, desde a manutenção, a enfermagem básica, os cuidados médicos básicos, até mesmo atendendo a família, que é outro ponto extremamente importante em nosso trabalho. Os familiares devem se sentir bem amparados, acolhidos, para que possamos oferecer a eles o serviço de captação de órgãos. Se isso var resultar em captação ou não, não importa. O importante é você poder oferecer à família essa possibilidade. Essa é nossa função”, explica Fabiane, que complementa lembrando que a equipe do HSVP já está formada pela Comissão Intra-Hospitalar, com profissionais da área da enfermagem, médicos, assistentes sociais e psicólogos, todos capacitados e prontos para receber a qualquer momento um possível doador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário