A média de internação se mantém de 30 a 35 pacientes por mês, com permanência de três a quatro dias no local |
No mês de julho a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Vicente de Paulo, de Três de Maio, integrante da Rede Verzeri, completou um ano de atividades. Por se tratar de uma UTI do tipo II, conforme a legislação vigente, pacientes das mais diversas regiões do Estado são encaminhados ao local pela Central de Leitos Estadual ou com contato médico prévio nos casos de convênios e particulares.
O número de internados ao longo do primeiro ano chegou a 400 pacientes, com uma média entre 30 e 35 internações por mês, em que a permanência no local se manteve normalmente entre três e quatro dias. “Porém, alguns casos ultrapassaram os 15 dias de internação e até hoje o maior tempo em que um paciente ficou na UTI do HSVP foi de 45 dias”, destaca a enfermeira Mônica Pinzon, coordenadora da enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva. Ainda segundo ela, entre as patologias que mais levaram à internação, destaque para as de ordem cardiovascular. Quanto ao perfil dos pacientes, a maioria está acima dos 60 anos e é do sexo feminino.
Quando um paciente é internado, há toda uma cadeia de informações fornecidas aos seus familiares. “As famílias recebem orientações individualmente e são entregues folders informativos que explicam, entre outras questões, como funciona a visita, que ocorre em dois horários pré-estabelecidos”, relata Mônica. “É importante salientar que a equipe que atua na UTI busca atualização e troca de experiências através de encontros mensais de educação continuada, abordando diferentes assuntos de relevância para melhor atendimento”, complementa.
“Estamos felizes como equipe e o trabalho desenvolvido por todos os profissionais e colaboradores da Unidade de Terapia Intensiva do HSVP. Mas, mais felizes ainda ficamos quando as pessoas são recuperadas. Trabalhamos com um profundo respeito pela vida”, finaliza Mônica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário