23 setembro 2012

Tarso visita atingidos por temporal em Porto Lucena e Santo Cristo

Créditos: Luciane Franco/Portal Governo RS
O Executivo já liberou crédito para micro e pequenas empresas afetadas pelas intempéries e está encaminhando cestas básicas e telhas para suprir os estragos nas localidades.

Acompanhado do secretário de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Maurício Dziedricki, e pelo subchefe da Defesa Civil, coronel Oscar Moiano, o governador Tarso Genro verificou o atendimento à população e conversou com os prefeitos sobre as necessidades prioritárias para garantir a agilidade na reconstrução dos municípios.

Porto Xavier e Porto Lucena

Em Porto Xavier, o chefe do Executivo iniciou sua visita pelo Instituto Estadual São Francisco Xavier, que teve o telhado praticamente destruído e vários vidros das janelas das salas de aula quebrados. Posteriormente, percorreu de carro as principais ruas da cidade, indo para a Vila Floresta, onde conversou com alguns moradores. Ele encerrou sua visita na Prefeitura, onde recebeu do prefeito Vilmar Kaiser um relatório com o quadro de destruição do município. Para a localidade, o Governo liberou R$ 100 mil para aquisição de lonas.

Em Porto Lucena, que teve 2,6 mil casas danificadas pela queda de granizo, o que corresponde à quase totalidade dos imóveis, de menos de 6 mil habitantes, o chefe do Executivo esteve na Prefeitura Municipal, onde reuniu-se com o prefeito Leo Miguel Weschenfelder e outros prefeitos da região, recebendo relatórios e demandas dos danos.

Reconstrução da prefeitura

Tarso Genro liberou recursos emergenciais para a escola estadual de Porto Lucena, e colocou o Badesul à disposição de Leo Weschenfelder para a reconstrução da prefeitura, destruída pelo ciclone que arrasou o município. "Primeiro estamos liberando recursos para a ajuda humanitária, com atendimento às pessoas e recuperação das casas. Depois, trataremos da produção", disse o governador, ao lembrar que a Defesa Civil trabalhou preventivamente alertando para a possibilidade do fenômeno climático e na organização do atendimento a população.

No início da tarde, Tarso Genro e a comitiva se deslocaram para Santo Cristo. O Governo do Estado já solicitou recursos da União para auxiliar os moradores prejudicados. A estimativa da Defesa Civil é de que 123.577 mil pessoas tenham sido atingidas pelas chuvas e granizo, com 23.218 mil pessoas fora de casa - 10.102 mil desalojadas (foram para residências de parentes), 10.716 mil desabrigadas (estão em locais públicos) e 2.400 deslocadas (saíram e voltaram).

Nenhum comentário:

Postar um comentário