30 outubro 2012

Projeto Amor de Mãe do HSVP

Dr. Danilo Motta, médico ginecologista e obstetra do HSVP
O quarto ciclo do Projeto Amor de Mãe do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio teve seu segundo encontro realizado na quinta-feira, 25, no auditório da Instituição. O evento reuniu 35 pessoas entre gestantes, acompanhantes e agentes comunitários de saúde, que receberam instruções sobre alterações fisiológicas na gravidez pelo médico ginecologista e obstetra, Dr. Danilo Motta.

Segundo ele, os principais assuntos apresentados se referem a alterações no corpo das mulheres no período gestacional, na pele, no organismo e no metabolismo. “Essas questões são fundamentais para elas entenderem um pouco sobre o que acontece durante a gravidez. Também falamos sobre o parto normal e a cesariana, explicando qual é o melhor para a mulher e para o bebê em cada situação, dependendo da pressão arterial, do tamanho da criança e de sua posição na hora do nascimento. Mas é importante ressaltar que se mãe e bebê estiverem bem de saúde e tudo ocorrer normalmente durante o período gestacional, o parto normal pode ser feito de maneira tranquila”, explica.

Cuidados no período gestacional 
O encontro teve um momento dedicado a esclarecer às gestantes alguns mitos que envolvem a gravidez e, na sequência, Motta apresentou dicas e cuidados que as futuras mamães devem ter durante a gravidez. “Elas têm algumas dúvidas que não passam de mitos, como a questão do formato da barriga, que se é pontuda pode indicar que o bebê é menino ou menina. São situações que não passam de ‘conversas de comadres’. O que elas devem estar atentas é quanto às medicações que não devem ser ingeridas e o tipo de alimentação indicada. Deve haver certo cuidado com as dietas, pois as gestantes acham que devem comer de tudo e isso não é verdade. O importante é ingerir alimentos mais naturais e mais vezes ao dia”, ressalta o médico.

O ginecologista e obstetra reforça que gravidez não é doença e que, a princípio, a mulher pode manter suas tarefas normalmente. “Ela pode fazer desde atividades físicas leves, caminhadas e ter relações sexuais. Não há contra indicações. Apenas orientamos o uso de roupas leves e de calçados baixos, pois o salto-alto prejudica a circulação das pernas e pode facilitar alguma torção ou queda”, finaliza.

O próximo encontro
O terceiro encontro do quarto ciclo do Projeto Amor de Mãe do HSVP vai ocorrer no dia 08 de novembro e terá palestras com a odontóloga Luciane Grams, que abordará os cuidados com a dentição da mãe durante a gestação e a gengiva do recém-nascido, com a Assistente Social Fabiane Froeder, que falará sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e os direitos e deveres da gestante, e com a fisioterapeuta Bruna Zinau, que tratará sobre os exercícios para as futuras mães, mostrando como será o trabalho de parto e falando sobre as dores que elas poderão ter no decorrer da gestação.

Estão envolvidos no Projeto Amor de Mãe diversos profissionais do HSVP, as Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus, Secretaria Municipal de Saúde de Três de Maio, DM3 Publicidade, Rotary Club, Sicredi, farmácia Medfar, farmácia Nhacor, farmácia São João e Natura Cosméticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário