15 dezembro 2012

Em coletiva a imprensa delegado Garcez detalhou a Operação Camaleão realizada em Crissiumal

Foto: Clécio Marcos Bender Ruver
Uma coletiva de imprensa realizada às 10 horas da manhã desta sexta-feira detalhou as ações da Operação Camaleão, realizada em Crissiumal na manhã desta sexta-feira (14).

A operação, que despertou Crissiumal com a sirene de 10 viaturas e com a participação de 40 policiais iniciou por volta das 6:30 da manhã.

Dos nove presos, um já estava dedito, o Advogado Atanagildo de Almeida Neto, outros três também foram deditos preventivamente, sendo o Leiloeiro Oficial Vilmar Bertoncellos, o ex funcionário do Fórum José Paulo Gessinger e o Policial Militar na ativa Sérgio Gress Veivenberg. Outras cinco pessoas foram presas temporariamente, onde até o meio dia desta sexta três haviam sido liberadas e outras duas ainda seriam ouvidas durante a tarde.

A investigação iniciou há dois meses e não está conclusa, o que ainda poderá acarretar em novas prisões. Depois de iniciada a investigação, os indiciados tentaram despistar a Polícia. Foram constatadas fraudes em Leilões realizados desde o ano de 2006.

Como a quadrilha agia: inicialmente o ex-funcionário do Fórum tomava conhecimento dos imóveis que iriam a leilão, Após usava laranjas ou testas de ferro para adquirir os imóveis por um preço muito inferior ao valor de mercado. Cada elemento da quadrilha tinha uma atuação bem definida. Também ameaçavam herdeiros de inventários para adquirir os bens a um preço baixo. Segundo o Delegado, pelo menos 20 imóveis teriam sido adquiridos desta maneira e após repassados para os integrantes da quadrilha. Um dos imóveis com valor de mercado de 180 mil reais foi adquirido por 1.800 reais.

O Delegado Garcez relatou que pretende encaminhar o Processo ao Poder Judiciário até a próxima quarta-feira. Os presos responderão pelos crimes de estelionato, formação de quadrilha, fraude em arrematação judicial, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e advocacia administrativa.

Com isso alguns bens leiloados de forma fraudulenta poderão novamente ir à leilão.

Dois presos foram encaminhados ao Presídio de Três Passos, o PM foi encaminhado ao 7º BPM de Três Passos e o Advogado já estava detido.

Ao final da coletiva, Garcez agradeceu aos colegas e ao Ministério Público pelo sucesso na operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário