08 fevereiro 2013

Mãe busca filho que deu para adoção há 40 anos

Eva procura o filho que deu para adoção
Eva Leonida Fernandes Sanabria hoje tem 60 anos. Mas no início da década de 1970 tinha apenas 19 ou 20 anos, quando teve um filho, fruto de uma relação ocasional. Sem ter meios para criá-lo entregou-o a um casal que era conhecido como “doador de crianças” para casais que desejam adotar recém nascidos.

Esse casal se chamava Nelson Belo Mariano / Juraci Belo Mariano. Ele era ferroviário em São Luiz, que entregou a criança, do sexo masculino a um casal que residiria em Santo Antônio das Missões, tendo como atividade a pecuária.

Eva Leonida, depois que deixou a criança com o casal encarregado de encaminhar uma adoção, viajou em busca de oportunidades de trabalho. O destino lhe aproximou de um policial federal, com quem casou e vive até hoje, ele com 85 anos de idade. A família reside em Dom Pedrito e tem três filhas.

Apesar de ter uma vida feliz, cercada por três filhas, sempre lembra do filho que entregou para adoção. São muitas horas de lágrimas e saudades.

Esta semana ela está em São Luiz, acompanhada de uma irmã, de nome Tereza, que reside em Pelotas e que aqui se encontram porque uma outra irmã, aqui residente, está hospitalizada.

Estando aqui e orientado por Iuri Martins, do Setor de Turismo da Prefeitura, Tereza estimulou a irmã, Eva Leonida, a procurar o filho.

Ela disse que o menino, quando foi entregue ao casal Nelson e Juraci Belo Mariano, ganhou o nome de Luís Giovani, mas ela não sabe se esse nome foi mantido pelo casal que o adotou. Eva Leonida disse que entregou a criança para adoção logo depois do nascimento no Hospital e que depois nunca mais o viu. Hoje, deseja muito apresentar-se a ele, para contar-lhe as circunstâncias dramáticas que determinaram tê-lo entregue para adoção. Neste momento de sua vida, é o que mais deseja.

Ela atualmente reside com seu esposo e as três filhas em Dom Pedrito, na Rua Torquato Severo, 326. O telefone da filha, Marinalva, é (53) 8434-4668. Informações também podem ser repassadas a Iuri Martins, no Setor de Turismo da Prefeitura, instalado no quiosque da Praça da Matriz, junto a Praça Cenair Maicá. Ele está autorizado por Eva Leonida para receber informações e intermediar um encontro da mãe com o filho, se isso ainda for possível. Quem tiver qualquer informação, pode informar pelo telefone da filha de Eva Leonida ou então para Iuri Martins no Setor de Turismo da Prefeitura.