01 março 2013

Deputado Jeferson realiza planejamento da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos

Foto: Cynara Baum
A presença do ex-deputado Marcos Rolim e da ex-vereadora de Porto Alegre Helena Bonumá na primeira reunião de planejamento da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Assembleia Legislativa sob a presidência do deputado Jeferson Fernandes, deu o tom do tipo de trabalho que o petista pretende desenvolver naquele espaço.

Rolim (então deputado pelo PT) e Bonumá fizeram história na defesa radical dos direitos humanos, ele na CCDH, ela nas administrações do PT na Capital. Rolim presidiu a comissão por seis anos e foi responsável, entre outras coisas, pela criação do Relatório Azul e por uma profunda modificação no trabalho da comissão que, a partir daquele período, deixou de ser um espaço meramente parlamentar (de análise de projetos) para se consolidar como instrumento efetivo de defesa de direitos. Rolim deixou o PT há algum tempo e o convite de Jeferson, além de um reconhecimento ao trabalho do ex-deputado, demonstra que a volta do PT à CCDH não será pautada pelo sectarismo político.

De sua parte, Bonumá elegeu-se vereadora tendo como bandeira a defesa dos direitos humanos e coordenou o trabalho desta área na administração de Raul Pont em Porto Alegre com uma atuação marcada pela tolerância e a busca de entendimento contínuo. Fica explícito, portanto, que sob a presidência de Jeferson Fernandes, a CCDH voltará a ter a “cara do PT” que ele define como “radical e pública, ou seja, tentaremos ir à raíz dos direitos e daremos visibilidade a qualquer violação – obviamente preservando as vítimas - como forma de combatê-la e evitar que se repita.”