Vitor José da Silva Classmann realiza a prova neste sábado, 16 de março, em Porto Alegre |
No ano de 2012 cerca de 800 mil alunos fizeram a prova. Dos que fizeram o nível IV foram selecionados os dois mil com as maiores nota para participarem de uma seletiva para a formação da comissão brasileira estudantil de astronomia.
Os dois mil alunos fizeram a primeira seletiva dia 1º de fevereiro, dos quais os duzentos melhores passaram para a segunda e última seletiva. Ela ocorrerá no campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na capital do Estado, amanhã.
Na prova estão lista dos conteúdos de esfera celeste, medidas, mecânica, astrofísica e cosmologia. Dos duzentos que farão a etapa final, culminará com apenas dez, dos quais cinco representarão o Brasil na IOAA, que, neste ano é na Grécia, e os outros cinco na OLAA. Vale lembrar que desses duzentos, Vitor está entre os únicos cinco do Rio Grande do Sul.
Vitor participa da OBA desde 2010
O estudante da SETREM é apaixonado pela área da Ciência. Vitor explica por quê, "O universo me fascina, me impressiona como é meramente complexo e simplesmente tão lógico,fico deslumbrado com tamanha beleza e harmonia. A astronomia me desperta curiosidade e me faz notar que somos nada mais que um grão de poeira percorrendo a imensidão, admirando a perfeição com a dádiva de viver”.