18 março 2013

Pós em enfermagem obstétrica teve início na sexta na Setrem

Aulas serão ministradas nas sextas-feiras na Unidade
de Enfermagem e no sábado no Campus
A aula inaugural do curso da pós-graduação, em nível de especialização Lato Sensu, Enfermagem Obstétrica, oferecida pela SETREM, foi realizada na noite de sexta, 15. O curso terá duração de dois anos, sendo um de aula e outro para o trabalho de conclusão. As inscrições foram encerradas no início da semana. A primeira turma terá 42 alunos e as aulas serão ministradas nas sextas-feiras na Unidade de Enfermagem e no sábado no Campus.

A coordenação da pós-graduação é do professor Jorge Rambo e a coordenação técnica do curso é da professora Beatriz de Carvalho Cavalheiro. Rambo explica que o curso terá 464 horas aulas atendendo às recomendações do MEC e aos critérios elaborados pelo Comitê de Especialistas em Enfermagem Obstétrica do Ministério da Saúde, exigências legais para atribuição de título de especialista.

O professor ressalta que o curso vai“capacitar o enfermeiro para que ele possa inserir-se no mercado de trabalho,qualificar e atualizar o profissional para o exercício das funções assistenciais, educativas, de pesquisa e gerenciamento das ações de Enfermagem,sistematizadas e integrais, à mulher nas diversas fases do seu ciclo vital, com ênfase no período gravídico-puerperal”.

Segundo Rambo, serão ministradas aulas teóricas e práticas supervisionadas em maternidades e na rede básica de atenção. Para a certificação, de Enfermeiro Obstetra ser possível, de acordo com a coordenadoria da pós, é necessária uma carga horária de práticas clínica sem atendimento pré-natal, parto e alojamento conjunto.