08 março 2013

Sobrevivente do incêndio na boate Kiss presta vestibular em Canoas

Ainda se recuperando, jovem contou com ajuda para fazer a
prova (Foto: Luiz Munhoz/Divulgação Ulbra)
Depois de ficar 19 dias internada, uma das sobreviventes ao incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, prestou vestibular na noite desta quinta-feira (07). Malu Dias Santos, de 24 anos, concorre a uma vaga no curso de Odontologia na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Ainda com dificuldades para escrever, a jovem contou com a ajuda de uma funcionária da universidade para responder às 20 questões da prova objetiva e ao teste de redação em uma sala reservada. Ela sofreu queimaduras de terceiro grau em ambas as mãos e braços durante o incêndio e precisou passar por uma cirurgia de enxerto na mão direita.

“Foi uma ótima experiência. A minha recuperação ainda não foi total, mas tive a oportunidade de continuar viva e tenho que seguir com a minha vida”, disse ao G1 a jovem, que espera superar o trauma e proporcionar uma vida melhor para ela e para o filho de três anos.

Natural de Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, Malu mora em Santa Maria, onde trabalha em uma clínica dentária. Ela estava na boate com amigos no dia da tragédia, na madrugada de 27 de janeiro. Além das queimaduras, se recupera de problemas respiratórios, em função de ter inalado a fumaça tóxica liberada pela queima da espuma que revestia o teto da boate e por onde o fogo começou.

A coragem da Malu para retomar a rotina e encarar o desafio de ingressar em uma universidade enche de orgulho o pai, o motorista Ivan Petrucci dos Santos, 54 anos. Ele conta que a filha ficou duas semanas na UTI do Hospital Universitário (HU) de Canoas, uma delas em coma. Malu recebeu alta no dia 14 de fevereiro, mas segue fazendo em tratamento.

“O sonho dela é se formar e seguir nesta carreira. Me sinto aliviado por ela ter sobrevivido a essa tragédia e muito orgulhoso, pois ela está batalhando”, conta Ivan.

Confiante na aprovação no vestibular, a jovem já faz planos para a mudança. Se ingressar na Ulbra, ela terá de trocar Santa Maria pela Região Metropolitana, para que possa frequentar as aulas no campus da universidade em Canoas. A divulgação do resultado da prova e do listão dos aprovados será nesta sexta-feira (8), às 18h.