Os associados da Sicredi tiveram importante participação |
Uma cooperativa de crédito é uma sociedade de pessoas, destinada a captação de recursos para financiar as atividades dos seus associados e prestar serviços próprios de uma instituição financeira. Numa cooperativa de crédito as decisões são compartilhadas e o que a maioria decide pelo voto é realizado pela sociedade. As assembleias são o ponto alto do modelo de gestão democrática e participativa do Sicredi, que consolida as cooperativas de crédito como uma sociedade de pessoas, em que o voto de todos tem o mesmo valor.
Na Sicredi Noroeste RS as assembleias 2013 reuniram 12.871 associados. Os debates e as deliberações sobre os assuntos da cooperativa ocorreram em 3 encontros regionais de líderes dos 64 núcleos, um encontro regional com os órgãos de comunicação e nas 19 assembleias de núcleo realizadas nos 12 municípios da área de atuação. Nos encontros, com a participação da Direção, Gerências Regionais, Conselheiros de Administração e Fiscal foram apresentados os resultados de 2012, com R$14,2 milhões de sobras (resultados). Juntos, os associados decidiram que 65% deste total será investido no Fundo de Reserva, criado para atender o desenvolvimento de suas atividades e dar mais solidez à cooperativa. O Fundo de Reserva compõe o patrimônio da cooperativa, que define o quanto ela poderá emprestar para financiar as atividades de seus associados. Quanto maior o patrimônio, mais forte a cooperativa.
Além disso, 10% foi direcionado para o FATES (Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social), reservado à prestação de assistência aos associados, seus familiares e aos colaboradores da cooperativa. O valor de R$3.480.911,01 foi destinado para o Capital Social dos associados, proporcionalmente ao volume de suas operações. “Como dono do negócio, o associado deve capitalizar sua cooperativa permanentemente, pois quanto mais capital, mais ela poderá crescer e se fortalecer, maior segurança terá e mais recursos poderá repassar aos associados”.
Autoridades prestigiaram as assembleias da Sicredi |
Na prestação de contas de 2012, foram apresentadas informações do sistema Sicredi e do mercado financeiro, as ações voltadas ao desenvolvimento regional, as ações sociais e comunitárias, os investimentos e o Planejamento da Sicredi Noroeste RS. Os números comprovam que as cooperativas de crédito têm se firmado no mercado financeiro como um sistema mais inclusivo, participativo e justo, atuando como instrumento de organização econômica da sociedade e balizador do mercado.