08 abril 2013

Ciclo de estudos e Semana acadêmica evidenciam a Pedagogia

Eventos buscam revitalizar o pensar e o agir junto à academia 
e nas comunidades escolares
O Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia tem como dimensão as interlocuções pedagógicas e, com isso, contempla momentos de rever aspectos inerentes aos conceitos específicos dos componentes curriculares. O Ciclo e a Semana Acadêmica são reflexões e atividades que envolvem as práticas docentes e mesmo as perspectivas pedagógicas para elucidar o ser acadêmico e ser professor no contexto atual. O ato de aprender e ensinar nos instiga a desafios que exigem de todos nós muita audácia no mundo da educação, pois estar atualizado enquanto profissional é um desafio do mundo contemporâneo e traz à tona o diferencial de quem se coloca a disposição para trabalhar na educação.

O coordenador do curso de Pedagogia, professor Valsenio Gaelzer explica que o tema deste ano “Ensino, Pesquisa e Extensão: Interlocuções Pedagógicas na Formação de Professores”, pensado para fazer jus ao desafio do Curso da Pedagogia, remete ao nosso contexto um novo olhar acadêmico e docente. Para tanto, segundo ele, também estamos envolvidos num novo formato temático, de modo que este venha atender a nova expectativa do acadêmico e, mesmo, um redimensionar na postura deste enquanto profissional egresso de um Curso de Licenciatura. “Este aspecto vai fazer com que os participantes possam ter uma visão mais ampliada da exigência profissional atual e que dê conta de uma educação com um diferencial na comunidade escolar da região”, analisa.

Gaelzer ressalta que, “neste sentido nos sentimos desafiados enquanto organizadores do evento, pois os profissionais que ministrarão as atividades do evento ao longo do ano possuem um diferencial teórico e prático”. Ao mesmo tempo, de acordo com ele, tanto o Ciclo quanto a Semana Acadêmica, são momentos singulares para o próprio Curso da Pedagogia, pois revitalizam o pensar e o agir junto à academia e nas comunidades escolares, quando das práticas e estágios dos acadêmicos ao longo do seu percurso na faculdade.

“Por outro lado, essas reflexões buscam contribuir para com os acadêmicos do Curso e estudantes do magistério de nível médio que estão buscando a formação para atuar na educação. Para tanto, acreditamos estar contribuindo para com aqueles que estão de alguma forma comprometidos com a educação e acreditam no ato de educar como possibilidades de vir-a-ser na contemporaneidade”, conclui ele.

Programação:

Módulo I - Abril
15/04 - Gêneros textuais no letramento aliado à utilização da Informática.
16/04 – Alfabetização e diferentes tipos de aprendizagem/inteligências múltiplas e a aprendizagem.
17/04 – Educação no/do campo em um campo em (des)reconstrução.

Módulo II - Junho
17/06 – Prevenção e promoção da saúde na constituição do percurso escolar do docente.
18/06 – As novas tecnologias na educação.

Módulo III - Agosto
09/08 - Metodologia de pesquisa: caminhos construídos com possibilidades pedagógicas.
12/08 – A importância da iniciação à pesquisa científica na graduação e sua relação com a formação do docente.
13/08 – Desenvolvendo aprendizagens através de jogos.

Módulo IV - Outubro
24/10 – Distúrbios de aprendizagem e educação inclusiva.
25/10 – Formação continuada de professores: reflexões e interlocuções Brasil/Portugal.