25 abril 2013

Direção do HSVP se reúne com secretário adjunto da Saúde

Encontro visou a reivindicação do pagamento dos valores
em atraso referentes aos atendimentos via SUS prestados
pela Instituição (Foto: Divulgação)
Uma reunião entre a direção do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio e a Secretaria Estadual da Saúde (SES), representada pelo secretário adjunto Edemar Sand, foi realizada para tratar do atraso no repasse dos valores devidos à Instituição com referência aos atendimentos realizados no mês de março via Sistema Único de Saúde (SUS).

Com apoio dos deputados Jeferson Fernandes e Elvino Bohn Gass, houve a reivindicação da urgência no pagamento, que deveria ter sido realizado até o dia 10 de abril. No encontro, a direção do Hospital expôs a situação ao secretário, ressaltando que o não pagamento dos serviços prestados gera uma situação insustentável para a Instituição, que deixou de receber recursos no montante de R$ 568 mil. O atraso prejudica a saúde financeira do HSVP, impossibilitando a liquidação das dividas com funcionários, médicos e fornecedores.
Esta situação é decorrente da renovação do Contrato da Contratualização SUS, em que o Hospital está em negociação com a SES desde julho de 2012 e que foi acertada ao final de janeiro de 2013, com prazo final para a assinatura em 30 de março. Devido à assinatura não ter ocorrido, o HSVP não recebeu os valores produzidos no mês de março e nem os incentivos que estavam previstos para o mesmo período, e até o momento, não existe uma data prevista para a assinatura do contrato o que gera uma situação delicada para a Instituição e uma duvida com relação a continuidade dos atendimentos.

O encontro também serviu para discussões referentes a outros três processos administrativos que envolvem o Hospital: a aquisição de um Intensificador de Imagem Arco em C, destinado a trazer maior resolutividade na realização dos procedimentos e manter a qualidade nos serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde; a reforma do Serviço de Urgência e Emergência, beneficiando a toda comunidade local e regional, além da habilitação para o recebimento de incentivo das diárias de UTI, conforme orientação e aprovação da Resolução nº 035/12 – CIB/RS.