22 abril 2013

Gêmeos de mulher que aguardou por leitos nascem em Santo Ângelo

Bebês devem ficar internados por até 70 dias,
segundo o hospital (Imagem: Reproduça/RBS TV)
Nasceram no sábado (20), em Santo Ângelo, os gêmeos de uma mulher que ficou quatro dias aguardando leito de UTI neonatal no Rio Grande do Sul. O menino nasceu com 730 gramas e a menina com 650 gramas. De acordo com o hospital, os bebês devem permanecer internados por até 70 dias e só devem ir para casa quando alcançarem 2kg. A mãe, Gilmara Calussi, segue internada na UTI do Hospital de Santo Ângelo, mas o estado clínico da paciente evoluiu, segundo familiares.

Na terça-feira (16) da semana passada, a gestante foi transferida de Três Passos para o hospital de Santo Ângelo, depois de quatro dias de espera. No sexto mês de gestação, Gilmara apresentava problemas respiratórios e corria o risco de perder os bebês.

A família havia ingressado com uma liminar na Justiça no fim de semana. O juiz atendeu o pedido e determinou, no sábado (13), que o estado teria duas horas para providenciar um leito. Passado este período, o magistrado expediu outra determinação e estipulou multa de R$ 20 mil por hora até que a vaga ser encontrada. Gilmara e o marido Everton Calussi moram no município de Rodeio Bonito.