Grávida de gêmeos esperou cinco dias até ser transferida de hospital (Foto: Everson Dornelles/RBS TV) |
A grávida de gêmeos que aguardava desde a última sexta-feira (12) por leitos em UTIs adulta e neonatal no Rio Grande do Sul conseguiu transferência nesta terça-feira (16). No sexto mês de gestação, Gilmara Calussi foi internada no Hospital de Caridade, em Três Passos, no Noroeste do estado, com dificuldades respiratórias. Ela corria o risco de perder os bebês, segundo os médicos. As vagas foram providenciadas no Hospital Santo Ângelo, na cidade de mesmo nome, na mesma região.
A família havia ingressado com uma liminar na Justiça no fim de semana. O juiz atendeu ao pedido e determinou, no sábado (13), que o estado teria duas horas para providenciar um leito. Passado este período, o magistrado expediu outra determinação e estipulou multa de R$ 20 mil por hora até que a vaga ser encontrada.
Gilmara e o marido Everton Calussi moram no município de Rodeio Bonito. Antes de ir a Três Passos, a mulher estava internada em Frederico Westphalen. Como a situação se agravou, ela precisou ser transferida para uma UTI. Lá foi medicada para evitar o aumento das contrações enquanto aguardava a transferência para um hospital que disponibilizasse UTI neonatal, além de adulta, para atendimento aos bebês.